Beach Soccer: Catarino: 'Nos momentos de descontração, a gente acaba dizendo na brincadeira que o Vasco é a seleção'

Segunda-feira, 10/04/2017 - 09:34
comentários

Na seleção de Tite, os jogadores do Vasco ainda não tiveram vez. Nas areias, porém, a força cruz-maltina impressiona: dos 16 pré-convocados para representar o Brasil na Copa do Mundo de Futebol de Areia, mês que vem, nas Bahamas, seis defendem o clube de São Januário. É o time com mais nomes na seleção brasileira comandada por Gilberto Costa, que hoje, às 8h, faz um amistoso preparatório com o Botafogo na praia de Copacabana, na altura da Av. Princesa Isabel.

O domínio do Vasco fica ainda mais visível no ataque. Quatro dos seis atacantes pré-convocados saíram da Colina. Até no banco de reservas o clube se faz presente. O preparador físico da seleção é o treinador da equipe do Vasco, Fábio Costa.

— Nos momentos de descontração, a gente acaba dizendo na brincadeira que o Vasco é a seleção — revela o zagueiro Catarino, que defende o Brasil desde 2013: — Os jogadores riem, acham graça... Sabemos separar o clube da seleção, mas essa brincadeira acaba sendo inevitável.

O jogador, de 27 anos, é nascido e criado na comunidade do Chapéu Mangueira, no Leme, bem perto de onde acontece o amistoso-treino de hoje. Era atleta de campo, disputava a terceira divisão do Estadual, mas uma lesão acabou desviando seu caminho para o futebol de areia do Vasco, em 2010.

— Precisava fortalecer o tornozelo, e a modalidade era perfeita para isso. Entrei para me recuperar, a convite do Júnior Negão (atual coordenador técnico da seleção, que comandava a modalidade no clube à época), e até hoje estou na areia — conta Catarino.

Show de números

Os números da seleção brasileira na temporada impressionam: há 29 jogos invicta, venceu seis títulos internacionais, fez 234 gols (média superior a 8 por jogo) e sofreu só 64 (2,2 por partida). O time faz os últimos ajustes para fechar o período da melhor maneira: vencendo a Copa do Mundo, entre 27 de abril e 7 de maio. O torneio existe desde 1995, mas só passou a ser organizado pela Fifa em 2005. Desde então, o Brasil foi campeão três vezes (2007, 2008 e 2009). Antes só havia perdido em 2001, quando Portugal foi campeão.




Fonte: Extra Online