Basquete: Hélio: 'Uma vitória nos deixa com a condição de decidir em casa'

Domingo, 09/04/2017 - 13:24
comentários

Uma vitória para o Pinheiros no Rio de Janeiro. Outra para o Vasco da Gama em São Paulo. O duelo entre paulistas e cariocas pelas oitavas de final do Novo Basquete Brasil está totalmente em aberto. Neste domingo, as duas equipes voltarão a medir forças no Ginásio Henrique Vilaboim, na capital paulista, às 16h (de Brasília), com Tempo Real do GloboEsporte.com. É o terceiro jogo da série melhor de cinco, que já tem o quarto duelo garantido com o triunfo vascaíno nesta sexta por 85 a 80 (data e horário ainda serão divulgados pela Liga Nacional de Basquete). E o Cruz-Maltino só pensa em um novo triunfo, já que, nesse caso, decidiria a vaga em casa no confronto seguinte. É o que explica o veterano Hélio, de 35 anos.

- Vitória fundamental ontem após o tropeço em casa no Jogo 1. Conseguimos mostrar nossa força, mesmo com um terceiro quarto abaixo, onde deixamos o Pinheiros passar na frente. Jogamos bem coletivamente e, no último período, voltamos a ser superior, atuando de forma organizada. Agora é focar no duelo de domingo. Uma vitória nos deixa com a condição de decidir em casa, então é um confronto chave para que possamos ganhar ainda mais força neste playoffs - comentou Hélio, sexto homem de Dedé, que foi "resgatado" pelo clube em 2016.

O técnico do Vasco da Gama, Dedé Barbosa, contará com o time completo diante do Pinheiros no terceiro jogo. A grande aposta é em nova atuação de destaque do pivô Murilo Becker, que terminou o último jogo com 26 pontos, 14 rebotes e um aproveitamento de 100% nos lances livres (10 em 10). Ou seja, um duplo-duplo. Assim, foi o grande nome vascaíno no Ginásio Henrique Vilaboim. Do lado do Pinheiros, a forte dupla americana formada por Holloway e Bennett é a principal esperança do treinador César Guidetti. Na derrota em casa para o time carioca, cada um marcou 16 pontos.

No histórico do confronto contra o Pinheiros desde que o Vasco retornou à elite do basquetebol brasileiro, foram quatro jogos e três vitórias vascaínas. Nos dois primeiros, na temporada regular do Novo Basquete Brasil, melhor para o Cruz-Maltino, que fez 72 a 70 em São Januário e 81 a 72 no Henrique Vilaboim - esse foi o jogo que sacramentou os cariocas em nono, e os paulistas em oitavo lugar ao término da primeira fase. Depois, deu Pinheiros por 83 a 74 no Rio de Janeiro. Os vascaínos levaram o segundo jogo das oitavas de final por 85 a 80 em São Paulo.

O time vencedor da série melhor de cinco entre Vasco e Pinheiros encara o Flamengo, que terminou a fase de classificação na primeira colocação, e aguarda nas quartas de final.

Fonte: GloboEsporte.com