Únicos goleiros estrangeiros titulares no Brasil, Martín Silva e Gatito Fernández se enfrentarão pela 1ª vez

Sábado, 18/03/2017 - 08:28
comentários

Eles estão há quase três anos no Brasil. São os únicos goleiros estrangeiros atualmente nas principais divisões do país. Mas, acreditem ou não, nunca se enfrentaram por aqui. Quando o paraguaio Gatito Fernández desembarcou no futebol brasileiro para defender o Vitória no Campeonato Brasileiro de 2014, o uruguaio Martín Silva disputava a Série B com o Vasco. No ano seguinte, eles inverteram com o rebaixamento do Rubro-Negro e o acesso do Cruz-Maltino. E na temporada passada, novo desencontro com a outra queda vascaína para a Segundona e a ida do paraguaio para o Figueirense. Porém, deste domingo não passa.

No Paraguai, onde Martín defendeu o Olimpia e Gatito, o Cerro Porteño, eles duelaram duas vezes, ambas em 2013. E o hoje alvinegro levou a melhor com uma vitória e um empate: 2 a 1 e 1 a 1. O caminho dos dois no Brasil enfim vai se cruzar no Estádio Nilton Santos. Os goleiros são os personagens do clássico Vasco x Botafogo, às 18h30 (de Brasília), pela segunda rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.

Em comum, além do fato de serem gringos e de terem atuado no futebol paraguaio, são os melhores pegadores de pênalti no Brasil nos últimos anos. E após o jogo domingo, eles se apresentarão às suas seleções para as próximas duas rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, onde vão enfrentar justamente o Brasil. Martín Silva, inclusive, deve ser titular com a suspensão de Muslera.

Antes de pensar em sua seleção, porém, Martín Silva tenta afastar a crise do Vasco após a eliminação precoce na Copa do Brasil e a saída do técnico Cristóvão Borges. Para amenizar o clima e acalmar a torcida, nada melhor do que vencer o primeiro clássico no ano – perdeu para Flamengo e Fluminense na Taça Guanabara. E levar a melhor no primeiro confronto com Gatito, a quem acompanha desde quando ainda estava no Paraguai.

– O Gatito é um bom goleiro, tem regularidade, o que é importante. Tem um estilo que eu gosto, já o conhecia desde a época do Cerro Porteño. Está muito bem no Brasil, por isso que chegou a um clube como o Botafogo. O clássico tem muita tradição, já o enfrentamos em duas finais recentes. Claro que penso em oportunidade quando o Muslera levou o cartão, mas ainda é impossível pensar em seleção. Nossa fase não é a melhor aqui, e preciso de 100% de concentração no Vasco para sairmos dessa fase.

Diferentemente de Martín Silva, Gatito Fernández tem pouco tempo de casa. Chegou ao Botafogo há três meses, mas já pôde experimentar a mesma idolatria do uruguaio no Vasco: ao pegar três pênaltis e eliminar o Olimpia, do Paraguai, na Pré-Libertadores, o goleiro virou herói para todos os alvinegros. Ele vê o rival como exemplo e tenta se firmar na reabilitação do time no estadual após ter ficado fora da semifinal da Taça Guanabara.

– O Martín também já tem uma boa trajetória e é um exemplo para atletas estrangeiros, sim. Será diferente mesmo um clássico disputado por dois goleiros que não são brasileiros, uma boa coincidência. Isso mostra como o Brasil está atento ao mercado sul-americano nos últimos anos. E os jogadores de diversos países também têm o Brasil como um excelente caminho. Essa integração é boa para os atletas e os clubes.

Após o empate por 2 a 2 com o Macaé, o Vasco tem um ponto e está em segundo lugar no Grupo C da Taça Rio – à frente do Resende nos gols marcados como critério de desempate. Já o Botafogo, que venceu o Volta Redonda por 1 a 0, está em terceiro no Grupo B com três pontos – atrás de Flamengo e Nova Iguaçu no saldo de gols e nos gols pró, respectivamente. Na classificação geral do campeonato, as duas equipes estão empatadas com 10 pontos em quarto lugar – as duas de maiores pontuações, tirando os campeões dos turnos, vão para a fase final.



Fonte: GloboEsporte.com