Cristóvão fala sobre a pré-temporada, analisa elenco e projeta estreia no Estadual

Sexta-feira, 27/01/2017 - 18:56
comentários

Cristóvão inicia a entrevista.

Cristóvão: "Semana foi proveitosa. Demos continuidade no trabalho e aprontamos a equipe. Único problema é o Evander. Muriqui também reclamou de dores lombares e não tenho certeza se vamos poder contar com ele. Testei opções para esta situação."

Cristóvão: "Testei o Andrezinho. Ele foi bem lá nos EUA. Está em vantagem."

Cristóvão: "Aqui no Vasco é especial, é onde comecei minha carreira de treinador. Foi em um ano especial também porque foi muito intenso por causa da maneira que foi (AVC de Ricardo Gomes). Fizemos grandes participações nos campeonatos que disputamos. Grandes emoções, com muita sintonia com a torcida. Estádio sempre cheio, grandes jogos."

Cristóvão: "Trabalhamos para acontecer o melhor. A pré-temporada foi muito boa, com testes importantes em um torneio com equipes de grande nível. Já no começo assim é importante. Em se tratando de início, é difícil colocar todo o potencial. A torcida vai nos apoiar e entender esse início de temporada."

Cristóvão: "Daqui a pouco as coisas vão acontecer. Wagner regularizado, Evander e Muriqui recuperados... vamos ficar cada vez mais fortes."

Cristóvão: "Alan e Henrique se equivalem, têm muito potencial. A disputa está aí. Nada é definitivo. Começamos o torneio de um jeito e terminamos de outro. Vamos começar o Carioca de outra forma. Espero dar uma oportunidade a todo mundo. Na lateral a briga é muito boa, tomara que eu consiga em todas as posições".

Cristóvão sobre Escudero: "É uma situação parecida com Muriqui. Começaram depois. Para eles foi um esforço grande. Tirei o Escudero em um jogo porque já corria risco. Ficou pesado. Mas tem treinado bem e vai para o jogo."

Cristóvão: "Para o torcedor interessa a vitória, e tem que ser assim. Vamos fazer de tudo para ganhar. Não é decisivo, mas é bastante importante. Uma vitória moraliza e facilita as coisas. Se tivermos dificuldades, é começo. Temos que estar prontos para o objetivo, que é ser campeão. Para isso, passamos por obstáculos. Isso é amadurecimento de grupo. Temos consciência e compreendemos o torcedor."

Cristóvão: "Estamos pensando nisso (tricampeonato). Já joguei muitos clássicos. O de 2011 foi bastante importante, nos manteve na briga com o Corinthians. Vamos lá. Queremos fazer um grande jogo e conseguir a vitória."

Cristóvão sobre o regulamento do Carioca: "Quase que todos os anos conversamos sobre isso. As trocas são a demonstração do quanto precisamos melhorar. O calendário vai demorar. É uma coisa importante para o espetáculo, precisamos de tempo de preparação. Não conseguimos nos afinar, temos dificuldades. Mas estamos na batalha, tentando contribuir e cobrando o acerto."

Fim da entrevista do técnico Cristóvão.




Fonte: GloboEsporte.com (texto), Twitter do jornalista David Nascimento/Lance (foto)


Cristóvão faz balanço da pré-temporada e elogia elenco vascaíno

A primeira exibição do Vasco da Gama em solo carioca na temporada de 2017 está cada dia mais próxima. Nesta sexta-feira (27/01), o Gigante da Colina fez o penúltimo treinamento antes do clássico contra o Fluminense. A partida acontecerá no próximo domingo (29), às 17 horas, no Estádio Nilton Santos, e marcará a estreia do Almirante no Campeonato Carioca.

Assim como em todas as atividades realizadas no Brasil após o retorno dos Estados Unidos, o treinador Cristóvão Borges priorizou a parte tática nesta tarde. O comandante simulou jogadas ofensivas e defensivas e aprimorou o posicionamento do time durante as bolas paradas. Ao término dos trabalhos, o profissional concedeu entrevista coletiva e analisou o período de preparação.

- A nossa pré-temporada foi muito boa. Aproveitamos bem e tivemos testes importantes para um começo de ano. Jogamos contra equipes de grande nível e fomos muito exigidos. Ser bem testado já no início, como foi na Florida Cup, foi importante demais para nós. Não seremos surpreendidos por começar o Carioca disputando um clássico. Se tratando de começo da temporada, porém, é difícil um time colocar todo o seu potencial. Tenho certeza que a torcida irá entender isso e nos apoiará - afirmou Cristóvão Borges.

O duelo com o Tricolor e a possibilidade de levar o Vasco da Gama ao segundo tricampeonato estadual de sua história foram outros temas abordados durante o bate-papo entre o treinador e os jornalistas. Embora reconheça que o caminho para a glória não será fácil, Cristóvão Borges acredita que o Almirante posssui um grupo capaz de superar os obstáculos e manter a hegemonia do clube no Rio de Janeiro.

- A equipe que comecei a treinar no Brasil não foi a mesma que iniciou a Florida Cup. Mesmo lá, começamos de um jeito e terminamos de outro. Além disso, vamos começar o campeonato de uma forma diferente. Estou procurando dar oportunidade para todos. Ainda não dei para todos, mas já consegui colocar para a maioria para jogar. Todos precisam ter a chance de brigar por posição no time. A disputa entre o Alan e o Henrique, por exemplo, é muito boa, pois são atletas que se equivalem em melhor nível. Quero que isso ocorra em todas as posições, pois precisamos de um grupo de qualidade. Sobre o tricampeonato, é um objetivo nosso. Estamos pensando nessa possibilidade desde o início da pré-temporada - declarou o treinador vascaíno.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Cristóvão Borges:

- Semana de preparação para o clássico

"Tivemos uma semana proveitosa e demos prosseguimento ao trabalho que vínhamos fazendo nos Estados Unidos. Aproveitamos bem a semana na preparação para o clássico. Tivemos o problema do Evander e do Muriqui, que vem sentindo dores lombares. O Evander está fora e o Muriqui não temos a certeza de que irá jogar. Fiz alguns treinamentos e testei opções para o lugar desses atletas. Testei o Andrezinho e ele possui grandes chances de atuar. É um jogador experiente e foi bem quando entrou. Está levando vantagem"

- Escudero à disposição para o clássico

"O Escudero passou por uma situação parecida com a do Muriqui. Quando eles começaram a treinar, a pré-temporada já tinha começado. Isso fez a diferença quando eles participaram dos jogos. Para eles, foi um esforço muito grande. Tirei o Escudero de um jogo porque ele tinha risco. Ele teve dificuldade nesse início porque tenho exigido bastante intensidade do time. O importante é que ele voltou, treinou, tem ido bem e vai para o jogo"

- Ausência de alguns reforços no início do Carioca

"O rendimento não será o desejado nesse início em virtude da falta de tempo de trabalho. A expectativa é grande, mas difíceis de serem correspondidas no primeiro jogo. Quando se começa jogando um clássico, ela só aumenta. Contratamos e queremos ver todos atuando, pois são jogadores importantes, experientes e que darão qualidade a equipe. O desejo era contar com todos, mas essas coisas de começo são assim. Existem coisas burocráticas e muitas vezes a documentação atrasa. Foi o que aconteceu com o Wagner, que estatrá à disposição em breve"

Fonte: Site oficial do Vasco