Em 2016, Vasco foi campeão da Taça Guanabara após 13 anos; relembre

Sexta-feira, 16/12/2016 - 01:31
comentários

Marcada pelo retorno à elite do futebol nacional, a temporada de 2016 começou de forma espetacular para o Vasco da Gama. A permanência da comissão técnica, a manutenção dos jogadores que se destacaram na reta final do Brasileiro e promoção dos principais talentos das categorias de base credenciavam o Cruzmaltino a conquista do Bicampeonato Carioca, algo que não acontecia desde os anos 90.

O desempenho nas três primeiras partidas aumentaram ainda mais a confiança de todos. Com boas exibições, o Gigante da Colina passou sem sustos por Madureira (4 a 1), América (3 a 1) e Volta Redonda (2 a 0). Líder invicto do seu grupo, o Almirante teve seu primeiro grande desafio em 14 de fevereiro, contra o Flamengo, em São Januário. Superior ao rival ao longo do clássico, o Vasco venceu por 1 a 0, com gol no último minuto de Rafael Vaz.

O triunfo dentro e fora das quatro linhas sobre o Rubro-Negro serviu para mostrar que o time vascaíno não estava para brincadeira. Na reta final da primeira fase do Campeonato Estadual, mais vitórias e resultados expressivos. Tigres (2 a 0) e Bonsucesso (3 a 1) sentiram a força do Trem-Bala. A vantagem adquirida fez com que os empates com Friburguense (2 a 2) e Botafogo (1 a 1) não impedissem o Vasco avançar à Taça Guanabara como líder do Grupo A.

No tradicional torneio, o Cruzmaltino repetiu o desempenho obtido no início da primeira fase e somou três vitórias consecutivas, contra Bangu (2 a 0), Boavista (1 a 0) e Botafogo (1 a 0). No quarto compromisso, outra vez o Flamengo no caminho. O Rubro-Negrou entrou em campo disposto a quebrar o jejum de vitórias diante da equipe vascaína e até saiu na frente, mas não conseguiu segurar a vantagem. Riascos garantiu o empate no segundo tempo.

A igualdade no placar manteve o clube de São Januário na liderança da Taça Guanabara, mas o primeiro lugar acabou sendo perdido na rodada seguinte, devido ao empate de 1 a 1 com o Volta Redonda na Colina. O resultado adverso, entretanto, não abalou a equipe cruzmaltina. Na penúltima rodada, vitória por 1 a 0 sobre o Madureira e garantia da disputa pelo título em Manaus, contra o líder Fluminense.

Na Arena da Amazônia, completamente lotada de vascaínos, o Tricolor das Laranjeiras jogava pelo empate para ser campeão. Só a vitória interessava para o Vasco. No primeiro tempo, o clássico foi bastante equilibrado, com o rival tendo inclusive um gol anulado. Na etapa final, porém, o Gigante da Colina cresceu de rendimento e abriu o placar, com Riascos. O Fluminense tentou reagir nos derradeiros minutos, mas parou nas defesas de Martín Silva.

Fim de jogo, festa vascaína e troféu garantido. Após 13 anos, a Taça Guanabara voltava a ser do Almirante. Para celebrar o título, o presidente Eurico Miranda convocou jogadores e membros da comissão técnica e, junto com os milhares de torcedores presentes no maior palco do futebol amazonense, puxou o "Casaca", mostrando para todos que Manaus é Vasco da Gama!



O caminho do Gigante da Colina até o título da Taça Guanabara:


















Fonte: Site oficial do Vasco