Confira entrevista com Claudio Nogueira, autor do e-book 'Os 100 anos do Futebol do Vascão'

Quinta-feira, 08/12/2016 - 16:46
comentários

O que levou você a transformar essa história do Vasco no e-book "Vamos todos cantar de coração - os 100 anos do Futebol do Vascão" (à venda em www.Amazon.com.br)?

Nogueira - Nas minhas pesquisas, eu havia descoberto que o Departamento de Futebol do clube havia sido fundado no fim de 1915 e que o time havia começado na Terceira Divisão carioca em 1916. Isso é algo se destacar porque até onde eu sei é o único clube grande do país que ascendeu tão de baixo e com tanta luta. Provavelmente isso deve ser raro em âmbito mundial. De qualquer forma, guardar materiais e fazer pesquisas a respeito do Vasco acabaram se tornando uma espécie de hobby, mesmo sabendo que nunca conseguirem exaltar o suficiente a história mais bonita de uma instituição fundada no Brasil.

Quais as dificuldades que você enfrenta, no seu trabalho de pesquisador, para coletar informações?

Nogueira - As normais de qualquer pesquisador, ou seja, buscar as informações mais corretas e as melhores fontes. Difícil mesmo é conseguir editoras que apoiem projetos de esporte. Há muito preconceito no país quanto a esse tema.

Qual será o desdobramento desse trabalho, no que diz respeito às suas pesquisas?

Nogueira - É o trabalho mais completo que já pude fazer sobre o clube. Antes, eu já havia publicado um pequeno histórico em livro de bolso, além do livro Os Dez Mais do Vasco (em parceria com um amigo vascaíno), sobre dez craques históricos. O primeiro livro - Futebol Brasil Memória - enfoca a chegada do futebol ao Rio, no fim do século 19 e vai até a década de 30. Fala sobre o Vasco, claro, mas também dos demais. Vamos todos cantar de coração é o mais completo. Se eu gostaria de escrever outro livro? Talvez, caso um dia o clube ganhe mais uma Libertadores ou o Mundial. Mas a realidade do Vasco hoje, na Segunda Divisão e sem patrocinador expressivo, é difícil.

Como você vê a entrada do seu trabalho no mercado de livros eletrônicos?

Nogueira - É uma experiência inédita, porque este trabalho existe apenas em e-book. Outro livro anterior — “Dez toques sobre Jornalismo” – existe impresso e em e-book. Acho que o e-book está para o livro impresso como o site está para o jornal. São coisas do futuro que já estão no presente.





Fonte: Divulgação