Saiba por onde andam os ex-vascaínos Pinilla, Tenorio, Yotún, Abubakar e Abelairas

Sábado, 19/11/2016 - 12:53
comentários

A série “Por onde andam 5 estrangeiros inesquecíveis” mostra os paradeiros dos gringos que, para o bem ou para o mal, destacaram-se nos últimos anos vestindo as camisas dos 12 maiores clubes do Brasil.

Neste sexto episódio, listamos 5 nomes nascidos fora do Brasil que estão na história do Vasco e continuam em atividade.

A série retorna na quarta-feira, quando apresentaremos os estrangeiros do Fluminense.

MAURICIO PINILLA
Atacante
32 anos
Chileno
No Vasco: 2008
Atalanta (ITA)



O homem que acertou no travessão a bola que poderia ter eliminado o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo-2014 e evitado o 7 a 1 teve uma passagem totalmente esquecível pelo Vasco. Foram apenas poucos meses em 2008, ano do primeiro rebaixamento no clube, com três jogos disputados e nenhum golzinho marcado. Apesar do histórico ridículo no futebol brasileiro, o chileno desenvolveu uma carreira bem legal na Itália. Já são seis anos no Calcio. Na atual temporada, tem enfrentado problemas físicos e jogado pouco pela Atalanta.

CARLOS TENORIO
Atacante
37 anos
Equatoriano
No Vasco: 2012 a 2013
LDU (EQU)


Longe de ser um primor técnico, o centroavante equatoriano chegou a ganhar o carinho da torcida devido à vontade mostrada em campo. No entanto, sua passagem pelo Vasco foi prejudicada por contusões, principalmente uma ruptura no tendão de Aquiles, e atrasos salariais. Aos 37 anos e perto da aposentadoria, Tenorio retornou para a LDU, clube onde iniciou a carreira. Após um bom primeiro semestre de 2016, perdeu lugar no time e hoje está no banco de reservas.

YOSHIMAR YOTÚN
Lateral esquerdo
26 anos
Peruano
No Vasco: 2013
Malmö (SUE)


Titular da lateral esquerda do Vasco no rebaixamento no Brasileiro de 2013, o peruano teve de marcar na temporada passada Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Ángel di María. É que Yotún hoje defende 2015 as cores do Malmö, time sueco da cidade natal de Zlatan Ibrahimovic, que caiu no grupo de Real Madrid e PSG na Champions 2015/16. Campeão sueco deste ano, Yotún é também titular absoluto da seleção peruana.

ABUBAKAR BELLO-OSAGIE
Atacante
28 anos
Nigéria
No Vasco: 2008
Lija Athletic (MAL)


Caso raro de africano que aporta no futebol brasileiro, o atacante nigeriano ainda passou pelo Internacional e pelo Caxias. No Vasco, esperou sete meses para estrear em virtude do atraso na liberação do seu visto de trabalho. Depois de deixar o Brasil e enfrentar um ano de desemprego, construiu uma carreira sólida em Malta, ilha ao sul da Itália. Já são seis anos por lá, tempo em que defendeu sete clubes diferentes.

MATÍAS ABELAIRAS
Meia
31 anos
Argentino
No Vasco: 2012
Nea Salamina Famagusta (CYP)


Revelado pelo River Plate, trata-se de mais um estrangeiro que passou praticamente desapercebido pelo Vasco nos últimos anos. Abelairas deu azar de chegar ao Brasil em um período que o clube tinha várias opções consagradas para o setor (Diego Souza, Felipe, Juninho, Carlos Alberto). Sem oportunidades, foi para o México depois de seis meses. Após passar por divisões inferiores da Argentina, acertou em julho sua transferência para o futebol do Chipre.

Fonte: Blog do Rafael Reis - UOL