Basquete: Técnico vascaíno, Gaúcho e Hélio lamentam final do Estadual só em dezembro

Terça-feira, 01/11/2016 - 09:35
comentários

A confirmação de que o terceiro e último da série melhor de três da final do Estadual de basquete será no dia 6 de dezembro, no Tijuca, não foi muito bem recebida em São Januário. Às vésperas de voltar a atuar na elite do basquete nacional, o grupo do Vasco manteve o mesmo discurso: jogar o confronto decisivo do Carioca no final do ano é pior para o planejamento do time para temporada.

O treinador Christiano Pereira afirmou que a data é ruim para o Cruz-maltino por ser muito longe da segunda partida. Mesmo sendo em um período que o calendário da Liga Nacional de Basquete não tem jogos pelo NBB, o comandante vê que a distância de exatos 40 dias faz com que a decisão perca um pouco do seu valor, uma vez que envolvia duas das camisas mais pesadas do Rio de Janeiro.

- A data acabou entrando em um vazio que tem na tabela do NBB justamente para não atrapalhar nenhuma das duas equipes. Mas ter saído de agora acho que perdeu um pouco o glamour da final. Com tudo que estava acontecendo, estava todo mundo no Rio de Janeiro vivenciando uma final de Vasco e Flamengo. Todos os torcedores, e eu acho que agora perdeu um pouco isso, mas a gente não está aqui para julgar. Estamos aqui para acatar a decisão e agora é dar uma virada na página momentaneamente para depois voltar a pensar nisso - comentou.

Christiano reforça que o período que separa as partidas 2 e 3 atrapalha também o planejamento para cada compromisso que o Vasco terá pela frente. O time estreia no Novo Basquete Brasil no dia 10 de novembro contra o Minas, e terá uma sequência de oito jogos em 21 dias. Além de perder um período para a recuperação dos jogadores, a equipe terá que conciliar o plantel entre as competições quando a data da final for se aproximando.

- Acho que foi muito ruim, porque a equipe estava focada só em final de campeonato no momento. E com essa data tão distante, a gente tem que dar uma virada na página e focar nos nossos primeiros adversário de NBB no dia 10, contra o Minas, e 12, contra o Brasília. Então agora, temos que pensar nesses dois adversários, depois termos uma sequência em casa, para aí sim depois a gente voltar a pensar em Flamengo. Nesse momento a gente perdeu um pouco o sentido do terceiro jogo. A gente não pode pensar em Flamengo se a gente vai ter vários outros adversário. Então agora nosso foco é no início do NBB - frisou.

O pivô Gaúcho passou a primeira fase do Estadual lesionado se tratando de uma contusão muscular. Recuperado, o MVP da final da Liga Ouro da temporada passada atuou nas duas partidas da série melhor de três e vinha de uma sequência. O camisa 8 lembrou as complicações dos dois primeiros duelos da decisão estadual e confessou que preferia jogar logo.

- Eu vou te falar que a final está sendo meio conturbada, com portões fechados. Não cabe ao jogador, mas a gente tem que fazer o nosso trabalho. Acho que isso é parte de extra quadra fica com a diretoria. Lógico que a gente queria "matar" (a partida) logo para focar no NBB, mas são coisas que acontecem e a gente tem que saber lidar com isso. Agora é focar no Minas, que é a nossa estreia. Quando chegar nas vésperas do 6 de dezembro, é entrar e trazer esse título para o Vasco.

O experiente ala Hélio foi mais um a reforçar o corro. Ele achou a decisão ruim para o Vasco, mas prefere esquecer a situação e aguardar o jogo.

- É pior. É pior porque espaça muito o jogo. Mas é o que tem para ser, é o que deu para se arrumar e vamos jogar. Dia 6 de dezembro está aí e vamos tentar sair com uma vitória para conquistar o título estadual.

Com campanha pior que a do Flamengo na fase classificatória, o Vasco teve que vencer a segunda partida da série melhor de três para continuar com chances de levantar o título do Carioca. Na decisão do dia 6 de dezembro, quem ganhar o confronto leva o título Estadual de 2016.



Fonte: GloboEsporte.com