Futebol Americano: Vasco vence o Vila Velha e enfrentará o Urubu nas quartas do Brasileiro: 43 a 40

Domingo, 23/10/2016 - 17:46
comentários

Em jogo das oitavas de final da Superliga Nacional de Futebol Americano (o Campeonato Brasileiro da categoria), o Vasco Patriotas derrotou o Vila Velha Tritões por 43 a 40 na tarde deste domingo (23/10) no Campo do Tupy, em Vila Velha (ES), num jogo emocionante, e se classificou para as quartas de final da competição. O próximo adversário será o Flamengo Futebol Americano, que eliminou o Botafogo Reptiles ao derrotá-lo por 41 a 26 no sábado (22/10). O jogo Vasco x Flamengo será a final da Conferência Leste da Superliga.

Confira como foi o andamento do placar:

Field goal Vila Velha - Vila Velha 3 x 0 Vasco
Field goal Vila Velha - Vila Velha 6 x 0 Vasco
Touchdown+extra point Vasco - Vila Velha 6 x 7 Vasco
Touchdown Vila Velha - Vila Velha 12 x 7 Vasco
Touchdown+conversão 2 pts Vasco - Vila Velha 12 x 15 Vasco
Touchdown+extra point Vila Velha - Vila Velha 19 x 15 Vasco
Touchdown+extra point Vasco - Vila Velha 19 x 22 Vasco
Touchdown+extra point Vila Velha - Vila Velha 26 x 22 Vasco
Touchdown+extra point Vila Velha - Vila Velha 33 x 22 Vasco
Touchdown+conversão 2 pts Vasco - Vila Velha 33 x 30 Vasco
Touchdown Vasco - Vila Velha 33 x 36 Vasco
Touchdown+extra point Vila Velha - Vila Velha 40 x 36 Vasco
Touchdown+extra point Vasco - Vila Velha 40 x 43 Vasco

Veja vídeo dos 40 minutos finais da partida:






Fonte: NETVASCO (texto), Facebook de Felipe De Bortoli Munhoz (vídeo), Twitter F5newsagency (foto)


Vasco Patriotas vence o VV Tritões e avança na Superliga Nacional 2016

O ano passou, a competição mudou, mas o desfecho foi o mesmo: o Vasco Patriotas mais uma vez foi o carrasco Vila Velha Tritões nos playoffs. Em 2015, ainda pelo extinto Torneio Touchdown, o time do técnico Gabriel Mendes foi ao Gil Bernardes e eliminou os capixabas, que eram favoritos. Na tarde deste domingo, no mesmo estádio, pela Superliga Nacional de futebol americano, o Cruz Maltino repetiu a façanha e venceu por 43 a 40.

Além de ficar à frente no histórico de confrontos - o retrospecto até hoje apontava quatro vitórias para cada uma das equipes -, o Vasco Patriotas avançou na competição. Se o primeiro tempo foi nervoso e com muitas faltas, na segunda metade o jogo foi um dos mais disputados desde que o esporte começou a ser disputado oficialmente no país. O triunfo cruz maltino veio apenas a 16 segundos do fim, com um touchdown anotado em uma corrida do quarterback Daniel.

Na final da Conferência Leste - que equivale às quartas de final da Superliga Nacional - , o Vasco Patriotas vai encarar o Flamengo F.A. que derrotou o Botafogo Reptiles, também neste domingo, por 41 a 26. Como o Rubro-Negro fez a melhor campanha, tem o mando no jogo decisivo que acontece no final de semana dos dias 5 e 6 de novembro.

O jogo

Os confrontos entre Tritões e Patriotas por si só já são muito disputados. Ainda mais quando vale vaga na final da conferência. E a tensão da partida foi toda transformada em um número excessivo de faltas ofensivas, nos dois primeiros períodos.

As duas equipes pouco avançavam, tanto que o Vila Velha mexeu no placar apenas em dois field goals anotados pelo kicker Marcelo. Porém, na volta do intervalo, o jogo foi outro. Os ataques prevaleceram sobre as defesas e o que se viu foi uma alternância incrível na liderança da partida.

Foram cinco touchdowns dos Tritões - Cirilo, Allen (2), Médici e Bryant - e seis dos Patriotas - Samuel, Rudá, Lipe (2), João Pedro e Daniel -, que ainda fez duas conversões de dois pontos com Rudá e João Pedro. Faltando 16 segundos para o fim do jogo, o quarteback Daniel correu pela esquerda, virou o placar e garantiu a vitória vascaína.



Fonte: GloboEsporte.com


Em partida emocionante, Vasco Patriotas elimina Vila Velha Tritões e avança nos playoffs da Superliga Nacional

Em mais jogo muito disputado contra o Vila Velha Tritões, o Vasco venceu por 43 a 40 e avançou nos playoffs da Superliga Nacional de futebol americano e enfrentará o Flamengo FA nas quartas de final. A partida aconteceu neste domingo (23/10), no Espírito Santo, no estádio Gil Fernandes. O cruzmaltino contou com a apoio dos vascaínos locais, que foram em grande número ao campo.

O time da casa começou ganhando e terminou o primeiro tempo na frente por 6 a 0, convertendo dois field goals. Mas, no terceiro quarto, o Gigante da Colina passou a impor o seu ritmo e o quarterback Daniel #17 deu excelente passe de 76 jardas para o Samuel #19, fazer touchdown. Leduc #21 converteu o extra point. 7 a 6 para o Vasco.

O Vila Velha respondeu também com TD e sem acerto no ponto extra. 12 a 7. Mas o time de São Januário continuou focado na partida e de novo assistência do QB Daniel para Rudá #13 chegando a mais um TD. Na sequência, jogada para dois pontos do Daniel para o JP#5. 15 a 12 para o Vasco.

Os capixabas entraram mais uma vez na end zone vascaína e fizeram outro TD e ponto extra. 19 a 15 para o time local. E de novo virada cruzmaltina. Passe do Daniel para Lipe #9 e touchdown concluído. Leduc acertou o extra point. 22 a 19 para o Gigante. O Vila virou para 26 a 22, mas o Vasco estava aguerrido e chegou a mais três TDS, com Lipe, JP e uma corrida sensacional do Daniel, acertando os pontos extras. O Tritões também chegou a mais três TDS e converteu seus extras points. Final, Vasco da Gama Patriotas 43 x 40 Vila Velha Tritões.

Fonte: Site oficial do Vasco


Com virada épica, Vasco da Gama Patriotas repete o feito contra o Vila Velha Tritões

O Vasco da Gama Patriotas já foi campeão do Torneio Touchdown. O Gigante da Colina tem tradição no futebol americano praticado no Brasil. Mas no último domingo (23), a equipe do Rio de Janeiro entrou como zebra na decisão diante do Vila Velha Tritões. Mesmo com a perda dos destaques americanos Joshua Canup e Lucas Shaw, mas a aposentadoria do defensive back Felipe Sodré, os comandados de Gabriel Mendes conseguiram vencer os capixabas por 43 a 40, no relvado do Tupy, em Vila Velha. O resultado repetiu a façanha da temporada 2015 e, de quebra, desempatou o retrospecto em 5 a 4 a favor dos cariocas.

O jogo começou tenso, com faltas para ambos os lados. O número de jardas cedidas dificultava as campanhas ofensivas e tranquilizavam um pouco as defesas. O zero foi tirado do placar com dois bons field goals dos Tritões, anotados pelo kicker #16 Marcelo Carvalho. 6-0.

Na volta do intervalo, os Patriotas tomaram a liderança no score com um passe de 51yd do quarterback #17 Daniel Gazelle para o wide receiver #19 Samuel Saraiva. O kicker #21 Leduc Fauth completou o PAT. A resposta veio na sequência, com um TD num passe de 41yd do quarterback americano #3 Giorgio Bryant para o wide receiver #10 Cirilo Nunes. O special team perdeu a bonificação. O troco chegou com nova conexão de Gazelle para TD de 24yd, desta vez, o receptor foi o #19 Rudá Andrade. Gazelle distribuiu para #5 João Pedro Fabres para converter o try. Só que o jogo aéreo dos mandantes também estava em dia, Bryant passou para compatriota #4 Alex “A-Train” Allen em uma jogada de 24yd para TD. Carvalho acertou o extra point. A tarde estava para big plays, os Patriotas novamente viraram a vantagem em um lançamento de 37yd de Gazelle para o wide receiver #9 Lipe Fernandes. Leduc conferiu o chute extra. Vila Velha não estava disposto a deixar barato, a retomada veio com nova conexão de Bryant para o receiver #18 Pedro Henrique Medici de 43yd terminado em touchdown. Carvalho mandou a bola entre as traves. 26-22.

Durante o quarto período, Allen tratou de aumentar a diferença com um touchdown corrido de 5yd. Carvalho conferiu o extra point. Os vascaínos descontaram com Fernandes, que partiu da linha de 10yd do campo de defesa e ainda conquistaram a conversão de dois pontos com Fabres. Com pouco mais de três minutos para o fim, a esperança laranja veio com os pontos de Bryant, em uma corrida off tackle de 8yd. Carvalho aplicou o point after touchdown. O milagre dos Patriotas veio a 16 segundos do fim, quando Gazelle correu 5yd para ultrapassar a goal line e decretar a vitória dos cariocas. Bastou a Leduc carimbar a vaga na final da Conferência Leste. Final 40-43.

— Esse é um time que acredita até o último minuto. Esse é o time que entrou em campo consciente de que era inferior tecnicamente. Eu não minto para os meus jogadores, eu não engano eles. Eles sabiam que para ganhar hoje eles precisavam reduzir a margem de erro quase a zero, precisavam lutar por cada jarda, precisavam acreditar por cada jogada, precisavam conseguir um algo a mais. Porque os Tritões eram um time técnico e fisicamente superior a gente, e nós buscamos uma inspiração eu nem sei onde pra sair vitorioso daqui hoje —disse Mendes.

A vitória coloca o Vasco da Gama Patriotas na fase seguinte dos playoffs da Superliga Nacional. O próximo adversário será o rival local Flamengo. O confronto está agendado para o dia 13 de novembro, no Rio de Janeiro.

Fonte: Futebol Americano Brasil