Programa de sócio-torcedor desacelera com queda de rendimento do Vasco

Quinta-feira, 20/10/2016 - 09:39
comentários

A queda de rendimento do Vasco na Série B reflete em uma das principais esperanças de receita do clube em 2016. Desde junho deste ano, quando atingiu a marca de 10 mil sócios-torcedores, o Cruz-Maltino teve aumento ínfimo em seus quadros: até outubro, conta com 10.128 membros do programa Gigante, segundo números do “Movimento por um Futebol Melhor”, que mede todos os projetos do tipo no Brasil.

A quase estagnação do programa coincide com o momento vivido pelo Vasco. Em junho, dois meses após o lançamento do projeto, o time liderava com folga a Série B e ainda tinha o resquício da conquista invicta do Campeonato Carioca. De lá para cá, as coisas não se acertaram, principalmente após a volta da Olimpíada, em agosto.

- São três fatores: agravamento da crise econômica, um certo cansaço da Série B e um pouco da queda do time. Ainda achamos que os dois primeiros são preponderantes. Nos três dias que antecederam a partida contra o Santos (pela Copa do Brasil) houve 110 adesões. O grande jogo atrai - ponderou o vice-presidente de marketing do Vasco, Marco Antônio Monteiro.

Promoções serão lançadas em novembro

Por isso, o clube aposta que o ápice do programa aconteça em meados de 2017, quando se espera que o Vasco esteja de volta à primeira divisão e inicie sua campanha na Série A, com mais "jogos grandes" para atrair o torcedor.

Enquanto isso não acontece, a diretoria estuda fazer promoções para atrair mais sócios-torcedores.

- A avaliação da Futebol Card (gestora do programa) é que cresce no campeonato da Série A. De qualquer forma, vamos lançar promoções nas próximas semanas. Envolverão os atuais e futuros sócios-torcedores. Vamos lançar em novembro - completou Monteiro.

Com o patrocínio apenas da Caixa, o Vasco apostava nos sócios-torcedores para alavancar receitas em um ano reconhecidamente difícil do ponto de vista financeiro. Os números, porém, estão abaixo do planejado - o clube esperava 20 mil associados neste momento. Monteiro, porém, garante que o projeto tem dado lucro todos os meses desde que foi lançado, no fim de março deste ano.

Fonte: GloboEsporte.com