Campeonato Brasileiro passa a classificar 6 clubes para a Libertadores e 6 para Sul-Americana

Sexta-feira, 14/10/2016 - 23:48
comentários

A Conmebol anunciou nesta sexta-feira (14) os critérios de classificação para os torneios continentais a partir de 2017. A entidade confirmou que o Brasileirão dará três lugares na chamada 'pré-Libertadores', além de outras três vagas diretas na fase de grupo. A outra vaga do país sera destinada ao campeão da Copa do Brasil.

A competição nacional ainda distribuirá todas as seis vagas do país na Copa Sul-Americana. Ao todo, serão 12 lugares em torneios continentais definidos através do Brasileirão.

Irão para Libertadores de forma direta o campeão, vice e terceiro do Brasileirão, além do vencedor da Copa do Brasil. Quarto, quinto e sexto colocados garantirão vagas nas fases preliminares do torneio continental.

Outra mudança diz respeito à Sul-Americana. Com a redução dos representantes brasileiros de oito para seis, a Copa do Nordeste e a Copa Verde deixam de valer vaga no torneio continental. Todos os postos destinados ao país sairão dentre as equipes de melhor campanha do Brasileirão e que não estejam classificadas para a Libertadores.

Depois do Brasil, a Argentina é o país com mais vagas, com um total de 12, sendo quatro delas diretas à fase de grupos da Libertadores (seis ao todo). Chile e Colômbia vêm na sequência, com oito vagas cada, divididas meio a meio entre Libertadores e Sul-Americana.

Os demais países sul-americanos terão três vagas à Libertadores (duas diretas) e outras quatro na Sul-Americana. O México tem três times garantidos na Libertadores, sendo que um deles terá que passar pela fase preliminar.




Fonte: UOL