Ex-Vasco e de saída do Porto, Hélton ainda não decidiu se volta ao Brasil ou se aposenta

Sexta-feira, 14/10/2016 - 16:58
comentários

Chegou ao fim a longa passagem do goleiro Hélton pelo futebol português. Revelado pelo São Cristóvão e com passagem excelente pelo Vasco, o arqueiro estava em Portugal desde 2002, quando assinou com o União Leiria. Contratado pelo Porto em 2005, o brasileiro foi perdendo espaço no clube até que o seu vínculo foi rescindido sem aviso, criando uma situação inusitada em sua carreira.

Hélton tem 38 anos e estava afastado do time desde junho, mas não havia perspectiva de negociação ou um retorno ao Brasil. O Porto revelou a dispensa do atleta em seu balanço financeiro, mas não o avisou do fato e sequer pagou a multa de rescisão, o que fez com que ele fosse surpreendido pela saída.

Ele foi heptacampeão português com os Dragões, no que foi uma das eras mais bem sucedidas da história do clube portista. Entretanto, o brasileiro já não era mais titular há algum tempo e só atuava em partidas da Taça de Portugal, sem muitas chances no time, especialmente após a chegada de Iker Casillas.

Fato é que Hélton merecia mais respeito. Se não fazia parte dos planos do técnico Nuno Espírito Santo, que fosse devidamente avisado disso e liberado para negociar com outros clubes ou se aposentar. Mas a diretoria mostrou que mesmo para um dos seus jogadores mais vitoriosos, a porta de saída foi mesmo a dos fundos.

O arqueiro saiu do Brasil com status de um dos melhores do país. Por tudo que fez no Vasco em dois anos, quando o Cruzmaltino vivia grande fase, rivalizava com Marcos e Rogério Ceni para ser o mais prestigiado. Ainda que Hélton só tenha a Olimpíada de 2000 e a reserva na Copa América pela Seleção, trata-se de um dos nossos últimos grandes goleiros.

Com a camisa vascaína, conquistou o Brasileirão e a Copa Mercosul em 2000. Ainda venceu uma vez a Taça Guanabara e a Taça Rio, mas o único título estadual que ele possui de fato é o Carioca de 1998. Vendido em 2002, foi titular no União Leiria e atraiu o interesse do Porto, que contava com a lenda Vítor Baía na meta. Entretanto, o titular e veterano perdeu moral com o técnico Co Adriaanse após falhas e Hélton foi alçado ao estrelato, defendendo os Dragões por quase uma década sem ser ameaçado em sua função.

De 2005 a 2014 ele foi o grande nome da meta portista, conquistando vários títulos e mostrando regularidade. Mas uma contusão no tendão de Aquiles mudou o fim de sua carreira, quando ele tinha 35 anos, em 2014. Quando retornou em condições de brigar pelo posto, acabou sendo preterido em virtude de Fabiano e do próprio Casillas, que chegou em 2015 ao clube português.

Além dos sete títulos portugueses, Hélton foi titular em quatro conquistas da Taça de Portugal e da Liga Europa de 2011. O Porto divulgou uma nota depois do ocorrido informando que a rescisão aconteceu de comum acordo, o que foi desmentido pelo atleta em sua conta do Instagram. Depois de ver que um fã prestava homenagem, o goleiro se manifestou dizendo que não sabia do seu desligamento e cobrando os valores corretos de sua dispensa.

Ainda que seja natural esperar que Hélton volte ao Brasil para jogar mais um ou dois anos, uma aposentadoria também não seria surpreendente. Até o momento, o goleiro não se pronunciou a respeito disso e tudo indica que a decisão deve ser tomada apenas no início de 2017, quando será reaberta a janela de transferências.




Fonte: Yahoo