Medalhista de prata em Seul, Jorginho acredita no ouro da Seleção Olímpica

Quinta-feira, 04/08/2016 - 14:24
comentário(s)

Sonhando com o título, a Seleção Brasileira faz na tarde desta quinta-feira (04/08), às 16 horas, no Mané Garrincha, sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A equipe comandada por Rogério Micale terá a missão de levar o país pela primeira vez ao topo do mais importante evento multiesportivo do mundo. A partida inicial será contra a África do Sul, mas o time canarinho também terá Iraque e Dinamarca como rivais no Grupo A.

Anfitrião em 2016, o Brasil jamais conquistou a medalha de ouro no futebol masculino. Ao longo de sua história, o único país pentacampeão mundial subiu cinco vezes ao pódio. A medalha de prata foi obtida nas Olimpíadas de Los Angeles (1984), Seul (1988) e Londres (2012), enquanto a de bronze nos Jogos de Atlanta (1996) e Pequim (2008). A expectativa, porém, é que a longa espera pelo ouro olímpico chegue ao fim na Cidade Maravilhosa.

Comandante do Vasco da Gama durante a conquista do Bicampeonato Carioca, o treinador Jorginho fez parte do grupo brasileiro que obteve a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Na ocasião, o também tetracampeão mundial atuava como lateral e tinha como companheiros de seleção os vascaínos Mazinho, Geovani e Romário. Após uma campanha espetacular, o Brasil acabou sendo superado pela União Soviética na grande decisão.

- Tive a honra de disputar os Jogos Olímpicos de 1988. Tínhamos uma grande equipe, fizemos uma campanha excelente, mas acabamos sendo derrotados na final. Até saímos na frente, mas tomamos a virada e ficamos com a medalha de prata. Na hora, o sentimento foi frustração, até porque possuíamos condições de vencer. Hoje, 28 anos depois, guardo a medalha com carinho e orgulho. Representa muito ser um medalhista olímpico. É maravilhoso participar de uma competição como essa, uma experiência inesquecível, até pela oportunidade de contato com grandes atletas de outras modalidades - afirmou o comandante vascaíno.

Auxiliar de Dunga durante a conquista da medalha de bronze em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, Jorginho acredita que o Brasil possui condições de chegar ao lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Ao analisar o elenco escolhido por Rogério Micale, o técnico cruzmaltino destacou o poderio ofensivo do trio formado por Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar.

- Temos todas as condições de conquistar o ouro. Não acompanhamos muito as outras seleções, vamos ter uma noção maior quando as partidas começarem, mas olhando apenas para o nosso time, não temos como não destacar a qualidade existente nele. O ataque, por exemplo, possui jogadores espetaculares. Com a força da nossa torcida, acredito que iremos chegar ao título, algo que a nossa geração não conseguiu. Desejo todo sucesso para a Seleção Brasileira, mais ainda por ter um representante do Vasco, o nosso querido zagueiro Luan - declarou Jorginho.

O Gigante terá o zagueiro Luan como representante na Seleção Brasileira. O defensor será o 12º jogador do clube a disputar uma Olimpíada. Antes dele, os seguintes atletas tiveram a honra de carregar a cruz de malta no peito durante os Jogos: Adésio, Carlos Alberto, Jansen e Vavá (Helsinque, 1952), Wanderley (Roma, 1960), Roberto Dinamite (Munique, 1972), Geovani, Mazinho e Romário (Seul, 1988), Hélton (Sidney, 2000) e Romulo (Londres, 2012).



Fonte: Site oficial do Vasco