Feminino: 1ª participação olímpica do Brasil completa 20 anos; artilheira Pretinha, então do Vasco, relembra

Quarta-feira, 03/08/2016 - 10:52
comentário(s)

O Brasil foi longe na primeira competição de futebol feminino da história dos Jogos Olímpicos. Há 20 anos, no dia primeiro de agosto de 1996, a Seleção Brasileira Feminina entrou em campo para a disputa da medalha de bronze contra a Noruega, no Sanford Stadium, em Atens, na Geórgia. A primeira medalha brasileira, no entanto, não veio em Atlanta 1996.

O Brasil entrou em campo representado por: Meg, Marisa, Suzy, Fanta e Elane; Márcia Taffarel (Kátia Cilene), Formiga, Sissi (Nenê) e Sonia (Michael Jackson); Pretinha e Roseli. Artilheira do time na competição com quatro gols, a ex-jogadora Pretinha visitou a Seleção Feminina, e se lembrou da decisão pela medalha de bronze:

– A Noruega já era uma das potências do futebol feminino. E a nossa seleção estava um pouco abalada por conta da derrota na semifinal. Perdemos para a China por 3 a 2 mesmo depois de virar o jogo para 2 a 1 – recordou.

Aos 21 anos, Pretinha era uma das mais novas da Seleção Brasileira naquele grupo. A caçula era Formiga, titular da Seleção à época e que vai para a sua sexta Olimpíada em 2016. Na partida pelo bronze em Atlanta, não deu para as duas. Com dois gols rápidos, entre as marcas de 21 e 25 minutos do primeiro tempo, a Noruega construiu a vitória na Geórgia. Os gols vieram dos pés de Ann Arones, que empatou na artilharia com Pretinha. Das jogadoras que estiveram em Atlanta, quatro permaneceram na Seleção para fazer história com a primeira medalha da história no futebol feminino, em Atenas 2004: Tânia Maranhão, Formiga, Roseli e Pretinha.

Medalhista de prata também em Pequim 2008, Pretinha encerrou sua carreira com a Seleção como a segunda maior artilheira da equipe em Jogos Olímpicos, com oito gols. Marta, que irá disputar os Jogos Olímpicos de 2016, tem a mesma quantidade de gols. Além disso, Pretinha figura como a terceira jogadora com mais partidas pela Seleção Brasileira Feminina em Olimpíadas, 18, atrás apenas de Tânia Maranhão, 21, e Formiga, 24.



Fonte: CBF