Juvenil: Vascaíno Paulinho é citado como um dos possíveis destaques da Taça BH, que começa neste domingo

Sábado, 09/07/2016 - 22:42
comentário(s)

A Taça BH, que terá início neste domingo com o duelo entre Grêmio e PSTC, vai ao seu segundo ano no sub-17 e já se consolida como uma das maiores competições da categoria no Brasil. Em 2016, 32 equipes com garotos nascidos a partir de 1999 disputam o título, que no ano passado ficou nas mãos do Corinthians. Confira abaixo 14 candidatos a destaque da competição.

Vitinho (Corinthians)
Artilheiro da Seleção brasileira no Sul-Americano Sub-15 com oito gols, Vitinho é visto como um futuro craque no Corinthians e cobiçado por vários clubes europeus, incluindo o Manchester City, no qual passou por um período de treinamentos e foi aprovado. Habilidoso e ótimo finalizador, ele é o principal nome do time campeão da Copa do Brasil Sub-17, que perdeu o atacante Caio Emerson (machucado e com problemas para renovar contrato) e o meia Fabrício Oya (já no sub-20).

Vinícius (Flamengo)
Companheiro de Vitinho na Seleção sub-15, Vinícius é o nome mais falado do Rio de Janeiro na Geração 2000. Muito rápido e ótimo na finalização, ele compõe com Lincoln a dupla de ataque campeã da Taça Guanabara na categoria, que faz do Flamengo um dos favoritos para o torneio. Além da dupla, o zagueiro Thuler é outro que merece ser visto com atenção.

Marquinhos Cipriano (São Paulo)
Nascido em 1999, Marquinhos é visto como uma das maiores promessas de sua geração desde os tempos em que atuava no Desportivo Brasil. Contratado pelo São Paulo em 2015, manteve o ritmo de evolução e tornou-se rapidamente uma peça importante na equipe, uma das mais fortes do país na categoria, mesmo sem o meia Augusto, que está com problemas para renovar contrato. O atacante João Kiefer, machucado, é uma ausência sentida pela equipe.

Alan (Palmeiras)
Baixinho e habilidoso, é o típico armador de jogadas e compôs, ao lado dos já citados Vitinho e Vinícius, o trio da Seleção campeã sul-americana sub-15 no ano passado. Se destaca pela leitura de jogo e pela precisão nos passes e será, certamente, muito importante para o Palmeiras na competição. Outro nome com passagem pela Seleção sub-17 é o zagueiro Vitão.

Natan (Cruzeiro)
No Cruzeiro semifinalista da Copa do Brasil Sub-17, havia jogadores talentosos, como o meia Marco Antônio e o atacante Vinícius Henrique, além de Cesinha, já nos juniores. Mas quem manteve uma regularidade durante a competição foi o volante Natan, que mostrou um equilíbrio incomum para a idade e garantiu a estabilidade do meio-campo celeste na maioria das partidas.

Wandrew (Atlético-MG)
Outro volante de qualidade da turma nascida em 2000. Goiano, iniciou no futebol na Ovel, mesma escolinha dos ex-cruzeirenses Lucas Silva e Dudu. Alto e canhoto, também sagrou-se campeão sul-americano sub-15 com a Seleção no ano passado. Pelo Galo, foi eleito o melhor jogador da Copa 2 de julho, na Bahia, também em 2015.

Luis Henrique (Coritiba)
Titular do Coxa sub-17 desde o ano passado, Luis Henrique ainda oscila bastante durante os jogos, o que é normal na categoria. Mas o meia mostra talento com a perna esquerda e é visto como um dos principais nomes da posição na geração, que conta com vários jogadores talentosos no setor.

Rhuan (Botafogo)
Com intercâmbio recente pelo Roma e passagem por seleções de base, Rhuan é o principal jogador do Botafogo sub-17, que chegou à final da Taça Guanabara da categoria. Rápido e versátil, mostra boa técnica e pode atuar centralizado ou pelos lados do campo, dando opções para o técnico Phelipe Leal.

Nícolas (Santos)
Jogador de desenvolvimento físico tardio, mostrou muitas qualidades na Copa do Brasil Sub-17, quando o Santos chegou às quartas de final. Quem o viu atuar afirma que se trata de um talento nato com a bola. Faz uma boa linha de frente junto com Alexandre Tam e André Pomílio, esses dois últimos já com experiências nos juniores.

Paulinho (Vasco)
Volante no início de sua trajetória no campo, Paulinho foi deslocado para o ataque e a mudança deu certo. Virou protagonista em um time sem os também juvenis Paulo Vitor e Robinho, que queimaram etapas e estão no sub-20. E segue evoluindo.



Denilson (Fluminense)
Destaque do Flu campeão carioca sub-15 no ano passado, Denílson foi reserva no Sul-Americano Sub-15, mas segue crescendo, assim como Paulinho. Meia, chama a atenção pela qualidade na construção de jogo e nas bolas paradas. É o principal nome do Tricolor na categoria.

Da Silva (Internacional)
Um meia canhoto que joga fácil. Assim pode ser descrito Da Silva, destaque do Internacional na Copa do Brasil Sub-17. Leve, exibe um vasto repertório de recursos técnicos, sempre dando sequência às jogadas. Pode jogar também como volante.

Guilherme Guedes (Grêmio)
Lateral-esquerdo ofensivo, marcou um gol na Copa do Brasil Sub-17 contra o Coritiba e agradou, a ponto de ser chamado pela Seleção sub-18 que treinou na Granja Comary com o técnico Carlos Amadeu.

Julian (Atlético-PR)
Descendente de japoneses, Julian é um meia que chama a atenção de diversos clubes do Brasil pela agilidade e inteligência que demonstra em campo. Divide o protagonismo no sub-17 do Furacão com Geovane, que foi convocado para a Seleção sub-18.

Fonte: Blog Na Base da Bola - GloboEsporte.com (texto), Site oficial do Vasco (foto)