Natação: Vasco obtém 33 medalhas no Estadual Juvenil e Infantil de Inverno

Terça-feira, 05/07/2016 - 15:37
comentário(s)

Com apenas 17 nadadores inscritos, sendo 10 da categoria Infantil 1, contra muitas dezenas de atletas de equipes como Flamengo, Fluminense e Tijuca, o Vasco alcançou um feito inédito. Foram nada menos que 33 medalhas, sendo 9 de ouro, 11 de prata e 13 de bronze, o que colocou o Gigante da Colina como maior vencedor de medalhas da competição, proporcionalmente. Foram várias as oportunidades, quando o Vasco colocou mais de 1 atleta no pódio, como nos 400m medley, com João Pedro Ratto, (ouro) e Luiz Gustavo Silva, (bronze), nos 50m Costas, numa prova disputadíssima entre Maria Rita Farias, que ficou com o ouro, a apenas 3 centésimos à frente de Anna Alice Degow (prata).

A equipe Cruzmaltina, liderada pelo nadador Artur Stanízio Taixeirão, atleta Cruzmaltino que mais medalhas de ouro conquistou (3 de 4 possíveis, com mais 1 bronze) marcou 749 pontos, colocando-a no terceiro lugar da categoria Infantil 1, contra 927 pontos do Fluminense, 2º colocado e 1091 do Flamengo, campeão da categoria.

O feito surpreendeu os dirigentes do Tijuca (4º colocado) e até mesmo de Flamengo e Fluminense, que parabenizaram os técnicos Luciana Ramos (Polo Ilha do Governador/Portuguesa, Ricardo Ratto (Polo Niterói) e Daniel Ramos (Polo Jacarepaguá), pela surpresa e proeza alcançada:

- Parabéns ao Prof. Ratto e equipe técnica, isso se chama trabalho - disse Dudu, um dos técnicos da equipe rubro-negra.

No Feminino, o destaque ficou com a atleta Maria Rita Farias, que conquistou dois ouros e 2 pratas, perdendo o ouro nos 100 peito, na batida de mão:

- Esperava vencer esta prova. Mas sem dúvida, este foi o meu melhor Campeonato Estadual - conta Maria Rita, que agradeceu aos seus pais por todo o investimento, já que mora em Além Paraíba, MG, mas treina de 15 em 15 dias no polo Niterói. Nos demais dias, cumpre a planilha de treinamento enviada pelo Prof. Ratto, sob as orientações do Prof. Carlos Henrique, na Academia 4 estilos, em Além Paraíba

- Dada a proximidade com o Rio, fica mais fácil trazê-la para a cidade do que leva-lá para Belo Horizonte", conta José, seu pai, que segundo o Prof. Ratto, não mede esforços e investimentos na carreira da filha, uma das maiores promessas do nado peito e borboleta do Brasil, junto com Mayara Martins.

No masculino, a estrela Cruzmaltina maior neste Campeonato Estadual de Inverno, foi Artur Stanízio Taixeirão, sem dúvida o craque da equipe:

"Há muito tempo buscava baixar meu tempo nas provas que disputo. Não esperava bater o recorde do Campeonato de Inverno, assim como também não esperava vencer com facilidade os 200m peito. Agradeço aos meus pais e ao meu técnico Ricardo Ratto", afirma o jovem que gravou o tempo de 34s24.

João Pedro Ratto, o Rattinho, também não decepcionou, vencendo com facilidade (quase meia piscina) tanto os 400m medley, como os 400m livre, faturando ainda dois bronzes nas provas de 50m e 200m costas.

Uma das gratas surpresas foi à convocação da nadadora Vascaína Mayara Martins e da treinadora vascaína Luciana Ramos (Polo Ilha do Governador/Portuguesa) para integrar a Seleção Estadual, que disputará o Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil Inter federativo na cidade de Mococa, SP, em outubro. Treinada pelo técnico Daniel Ramos, Mayara é uma das maiores nadadoras de borboleta do nosso Estado e uma das maiores promessas do Brasil.

Mas não foi só nas provas individuais que tivemos pódio, surpresas e medalhas. As equipes de Revezamento Feminino conquistaram 3 pódios: 2 pratas (no 4x100m Livre e 4x100m Medley) e 1 bronze no 4x50m livre. Havia muito tempo que o Vasco não participava de Revezamentos, o que prejudicava muito o Clube no resultado final da competição, uma vez que estas provas contam ponto em dobro.

- Agora esperamos ansiosos pela reabertura do nosso Parque Aquático. Temos a certeza que muitos nadadores que foram revelados na base, quando nosso Parque aquático estava em funcionamento, retornarão à sua casa. Muitos pais já me procuram perguntando, pois moram perto do Clube ou são atletas verdadeiros Casacas, que anseiam voltar a defender as cores do clube - explica o Prof. Ratto.

O vice-presidente de Desportos Aquáticos do Club de Regatas Vasco da Gama Walter Ramos e sua assistente Glória Brochado comemoram a conquista vascaína: "Foram muitos pódios".

Assim, a temporada de 2017 promete!



Fonte: Site oficial do Vasco (texto, fotos, quadro de medalhas), FARJ (pontuações)