Remo: Cruzada Vascaína publica nota de ex-atletas másteres do Vasco

Segunda-feira, 04/07/2016 - 07:29
comentário(s)

Com a palavra a diretoria do Vasco

NOTA DOS EX-ATLETAS MÁSTERES DO CRVG

Considerando-se a decisão unânime da atual diretoria do CRVG no sentido de: 1) extinguir a categoria de remadores Másteres; 2) determinar a retirada de todo material particular pertencentes aos Másteres, incluindo seus barcos, até o próximo dia 14/07/2016, improrrogavelmente; 3) proibição do ingresso e permanência dos Másteres nas instalações da sede náutica; e, 4) solicitar à FRERJ a desfiliação dos atletas Másteres.

Considerando-se não ter sido comunicado aos atletas Másteres as razões que motivaram tal decisão.

Considerando-se que, na presente data, foi dado integral cumprimento ao que determinado pela diretoria do CRVG, com a retirada dos últimos barcos das dependências do clube.

Nós, atletas Másteres abaixo assinados, vimos, pela presente NOTA, trazer ao conhecimento de todos um pouco da história deste grupo Máster que, hoje, indubitavelmente, tornou-se vencedor e digno de respeito.

A partir da união dos Másteres, por força da grave crise financeira enfrentada pelo CRVG no período compreendido entre os anos de 2012 e 2015, mediante uma colaboração mensal, cuja prestação de contas era feita de forma transparente e acompanhada por todos, foi possível, entre outras iniciativas:

1) adquirir 9 equipamentos de remoergômetros;

2) consertar 3 motores de lanchas;

3) colocar sistemas de som e de sinalização adequados nas lanchas do clube;

4) melhorar a alimentação matinal de todas as equipes na garagem de remo;

5) melhorias diversas na sede náutica (colocação de chuveiros elétricos nos vestiários masculinos e femininos, consertos e colocação de ventiladores de teto entre outros);

6) aquisição de cafeteira, liquidificador, máquina de gelo, TV de 42 polegadas e uma filmadora para registro e acompanhamento dos treinos de todas as equipes; e,

7) compra e/ou conserto de materiais para os barcos do clube, inclusive um par de remos, utilizados por todas as equipes.

Muitos outros auxílios foram ainda prestados ao remo do CRVG pelos Másteres, podendo ser citadas as diversas ajudas para o corpo de funcionários da sede náutica, muito em função dos constantes atrasos nos pagamentos dos salários destes, e a cessão de equipamentos particulares de atletas Másteres (barcos e remos) para uso das demais equipes de remo do CRVG em competições oficiais.

Não se pode deixar de mencionar, sobretudo, o papel relevante exercido pelos Másteres para a formação dos mais novos, não só como atletas, mas também como cidadãos, ensinando-os sobre o respeito que se deve ter pelo clube e seu patrimônio e sobre a importância do esporte na formação moral, educacional, social, familiar e profissional de qualquer pessoa.

Quanto aos resultados esportivos propriamente dito, ressaltamos a conquista de:

1) 3 Campeonatos Estaduais Másteres (2013/2014/2015);

2) 2 Campeonatos Brasileiros Másteres por equipe (2012/2014);

3) 1 terceiro lugar por equipes no Campeonato Brasileiro Máster de 2013 (ressalte-se que, neste campeonato, houve a participação de apenas 8 atletas);

4) diversas medalhas de ouro, prata e bronze no Campeonato Sul-Americano de Remo Máster de 2015; e,

5) a primeira e terceira colocações na prova do Four Skiff D na primeira regata do Campeonato Estadual Máster de 2016.

Importante ainda esclarecer que as despesas em competições fora do Rio de Janeiro foram integralmente custeadas pelos próprios atletas Másteres, inclusive, em mais de uma ocasião, as despesas referentes a membros da Comissão Técnica e/ou funcionários do CRVG que acompanhavam a equipe Máster.

A então equipe Máster do CRVG nada representava em termos de custos, muito ao contrário. Comportava-se como uma equipe preocupada com o clube, com seus problemas e, acima de tudo, com a história do remo do CRVG, lutando para que a mesma não fosse esquecida.

Nós Másteres acreditamos, acima de tudo, na força do coletivo, na transparência, na gestão participativa, no respeito às ideias democráticas, na luta pelo engrandecimento do esporte remo e, principalmente, somos todos apaixonados por aquilo que nos levou a realizar tudo isso: A PRÁTICA DO REMO.

A união e a solidariedade dos Másteres, assim como o apoio dos diversos amigos e instituições, ligados ou não ao remo, nos permitirão encontrar alternativas para que possamos continuar praticando, juntos, o esporte que tanto amamos, seja onde for, seja como for. Gratos a todos, de coração.

Assinam a presente NOTA os seguintes atletas Másteres:

Álvaro Sousa
Ângela Silva
André Hime (Dedeco)
Carlos V. Martins
Carlos Eládio (Bancovinho)
Carlos Sampaio
Elicio Motta
Eduardo Starling (Duduzão)
Fabíola Barbosa
Giovanna De Piro
Georgiana Grumser (Gigi)
Gabriel Pellon
Jorge Sahione Neto
Kelly Banholi
Luiz Carlos Zamprogno
Luiz Mario Rutowitsch
Marcos Pandolfo
Mario Stratievsky
Oswaldo Kuster (Vaval)
Paschoal Chrispim
Pierre Decker
Paulo Darma
Roberto Santinoni
Renato Souza
Sílvia Pontes
Sérgio Rocha

P.S.; Nem todos os Másteres que contribuíram ao longo do período integram a citada lista; no caso, somente foram relacionados aqueles que deixaram o clube em decorrência da decisão da diretoria atual do CRVG. Porém, sem exceção, todos são parte desta bonita experiência participativa que, com certeza, entra para a história do remo brasileiro.

Fonte: Cruzada Vascaína