Atletismo: Aldemir Gomes compete nos 100m nesta 5ª-feira no Troféu Brasil

Quarta-feira, 29/06/2016 - 21:32
comentário(s)

Os atletas de elite do Atletismo entram no Troféu Brasil Caixa 2016, desta quinta-feira (dia 30) até domingo (dia 3), com apenas um pensamento: Jogos Olímpicos Rio 2016. A competição, que começa às 09 horas, com a qualificação do lançamento do martelo masculino, será a última oportunidade de os atletas tentarem os índices exigidos para a Olimpíada.

Com cerca de 800 atletas inscritos por 107 clubes de 17 Estados e do Distrito Federal, o evento terá como palco pelo segundo ano consecutivo a Arena Caixa - Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP). Para ver de perto o desempenho de algumas das principais estrelas do esporte-base, o torcedor não paga nada, pois a entrada é gratuita no Estádio.

Até agora, a Seleção Brasileira tem 40 atletas qualificados e nove oficialmente convocados para os Jogos Rio 2016, em agosto. Destes 49, sem contar os que serão convocados para compor os revezamentos, 42 estão inscritos no Troféu Brasil Caixa, garantindo forte competitividade.

Neste primeiro dia de competições, serão realizadas seis finais - 100 m, 10.000 m e lançamento do martelo - no masculino e no feminino. Nas eliminatórias dos 100 m, estão inscritos Bruno Lins (CT Piauí), Aldemir Gomes Junior (Vasco da Gama), Rosangela Santos (Pinheiros), Vitória Cristina Silva (EMFCA), e Kauiza Venâncio (Pinheiros), todos qualificados para os Jogos. No lançamento do martelo, Wagner Domingos, o Montanha (BM&FBovespa), também qualificado, compete como favorito.

Já nas finais dos 10.000 m, Solonei Rocha da Silva (Orcampi/Unimed) e Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros) estão convocados para a maratona olímpica. Na mesma prova, correrá Tatiele Roberta de Carvalho (Orcampi/Unimed), qualificada nos 10.000 m para o Rio 2016.

Em outras qualificatórias e semifinais, mais pré-convocados desfilarão pela Arena Caixa. Darlan Romani (BM&FBovespa) competirá no arremesso do peso, Eliane Martins (Pinheiros) e Keila Costa (BMF&Bovespa), no salto em distância, Thiago André (BM&FBovespa), nos 1.500 m, Flávia Maria de Lima (ASA São Bernardo), nos 800 m, Geisa Coutinho e Jailma Lima (BM&FBovespa), nos 400 m, e Hederson Estafani (Pinheiros), nos 400 m masculino.

Em todas as provas, vários atletas continuam em busca dos índices. Caso de Mauro Vinícius da Silva, o Duda (BM&FBovespa), e Jéssica Carolina dos Reis (ASA São Bernardo), ambos no salto em distância. Os dois estão muito perto da marca mínima. Duda saltou este ano 8,14 m (0.4), no dia 28 de fevereiro, no Rio de Janeiro, ficando a 1 cm do índice. Jéssica tem 6,68 m (1.0), obtidos no dia 22 de abril, em São Bernardo, a apenas 2 cm do exigido.

O Troféu Brasil Caixa fechará também o Ranking nacional, que servirá de base para a convocação dos atletas que integrarão os revezamentos 4x100 e 4x400 m masculino e feminino no Rio 2016.

O evento de São Bernardo, além dos atletas brasileiros, reunirá convidados aceitos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de sete países: Angola, Argentina, Bolívia, Chade, Chile, Paraguai e Venezuela.

LUTA PELO TÍTULO

Embora o Troféu Brasil Caixa de Atletismo deste ano tenha uma evidente pressão pelo desempenho individual, o evento é considerado o mais importante campeonato interclubes do esporte da América Latina. Deste modo, além de competir por si os inscritos vão atrás dos resultados para ajudar as suas equipes.

Três clubes paulistas, que certamente lutarão pelo Troféu de campeão, inscreveram o maior número de atletas na competição: Orcampi/Unimed, de Campinas, terá 70 representantes, sendo 44 homens e 26 mulheres Pinheiros, de São Paulo, com 55 (21 e 34) e BM&FBovespa, de São Caetano do Sul, com 52 (31 e 21).

A BM&FBovespa busca o 15º título consecutivo do torneio. No ano passado, também em São Bernardo do Campo (SP), a equipe somou 567,5 pontos (298 no masculino e 269,5 no feminino). No total, os atletas do clube conquistaram 46 medalhas, sendo 20 de ouro, 12 de prata e 14 de bronze.

O vice-campeão foi o Pinheiros, que somou 376,5 pontos e ganhou 23 medalhas (sete de ouro, 10 de prata e seis de bronze). O terceiro lugar foi da Orcampi/Unimed, com 264 pontos e 19 medalhas (oito de ouro, seis de prata e cinco de bronze).

No total, 66 clubes colocaram atletas entre os oito primeiros e marcaram pontos na competição. Trinta equipes tiveram representantes no pódio e 10 delas fizeram campeões.

A ENTRADA É LIVRE

A Arena Caixa fica no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra na Rua Tiradentes, 1.840, na Vila do Tanque, antiga sede do Volks Clube. A entrada para o público é gratuita, não havendo necessidade de apresentação de ingresso para acesso às arquibancadas do estádio.

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Paulista de Atletismo (FPA), com apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

Confira os vascaínos que participam do Troféu Brasil




Fonte: CBAt