Campanha Vascaíno É Sangue Bom, de doação de sangue, vai até 31/05 em Petrópolis

Terça-feira, 17/05/2016 - 11:08
comentário(s)

Começou nesta segunda-feira (16) e vai até o dia 31 de maio a quinta edição da campanha “Vascaíno Sangue Bom”, em Petrópolis, Região Serrana do Rio. O objetivo é que os torcedores do time participem doando sangue para o Hospital Santa Teresa, que está com baixa no estoque. Para incentivar os voluntários, os doadores serão homenageados com uma camiseta exclusiva da ação.

A unidade é responsável por atender pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros, nos hospitais Santa Teresa, Alcides Carneiro e Unimed e também pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que dependem dessas doações todos os dias.

Cerca de 15 minutos já são suficientes para ajudar a salvar a vida de até três pessoas através dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado. Vale lembrar que apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, na Rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. O Banco de Sangue esclarece que, apesar do evento ser em parceria com a torcida da equipe cruz-maltina, torcedores de todos os times podem e devem doar.

Critérios para doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Fonte: G1