Natação Paralímpica: Susana Schnarndorf conquista bronze em evento-teste no Estádio Olímpico Aquático

Sábado, 23/04/2016 - 06:26
comentário(s)

Competindo em casa, com direito a presença da família na arquibancada do Estádio Olímpico Aquático, o carioca Andre Brasil foi o grande destaque do primeiro dia do Open Internacional,o evento-teste Rio 2016 de natação paralímpica. Com o tempo de 52s16, ele deixou o rival Phelipe Andrews com a prata (52s61) e levou o ouro nos 100m livre classe S10. Pouco depois, na última prova do dia, Andre voltou à piscina para ganhar o ouro nos 100m borboleta S10, dessa vez sem a participação de Phelipe - o carioca fez o tempo de 58s10. Apesar das duas medalhas nas duas provas que nadou, Andre não se deu por satisfeito neste primeiro dia de evento-teste.

- Na verdade cometi muitos erros hoje. É um evento-teste assim como foi o Maria Lenk, os horários ficaram um pouco confusos, a gente entrou um pouco atrasado, não é desculpa, mas o resultado poderia ser um pouco melhor. A gente sempre quer um pouco mais. Estou aqui me divertindo, estou de barba, muito diferente de como foi a seletiva olímpica, e eu digo que esse evento está sendo como uma formatura, a gente coloca o melhor traje, estou com os meus amigos me divertindo, mas não deixa de ser uma coisa séria - afirmou Andre, que compete ainda nos 50 e nos 400m livre do Open Internacional, que vai até domingo.

Ao todo, o Brasil conquistou 30 medalhas nesta sexta-feira. Contando com os dois ouros de Andre, foram seis as provas vencidas por brasileiros. O país obteve ainda nove pratas e 15 bronzes. Principal nome da natação paralímpica brasileira, Daniel Dias nadou apenas os 50m borboleta, sendo que competiu na categoria S6, um grau de deficiência acima da sua, a S5.

Mesmo enfrentando atletas de capacidade física superior, o paulista encontrou forças para obter um bronze, com o tempo de 36s66. O ouro ficou com o colombiano Nelson Crispin (31s07) e a prata com o mexicano Raul Valdes (34s38). Daniel ainda nada os 50m livre e os 100m peito. Principal rival do brasileiro, o americano Joy Perkins competiu apenas nos 100m S5 e levou o ouro.

- Foi bom competir contra atletas de uma categoria acima. Isso me forçou a melhorar o meu tempo, mas a gente ainda não está descansado. Queria nadar para os 35s, vou conversar com o meu técnico para ver o que fazemos para o futuro. Gostaria muito de ter nadado com o Joy, foi uma pena ele ter perdido a prova (o americano se atrasou na chamada da final dos 50m borboleta e acabou desclassificado), mas bola para frente - comentou Daniel Dias.

O dia marcou ainda a estreia da campeão mundial Susana Schnarndorf na categoria S5, um dia depois de ser reclassificada. Vindo de maus resultados na S6 devido ao avanço da sua doença nos últimos dois anos - a atleta sofre de uma síndrome neurológica degenerativa -, a ex-triatleta comemorou muito o bronze nos 100m livre S5, com o tempo de 1m2s33. O ouro ficou com a mexicana Viviana Aceves (2m28s92) e a prata com a brasileira Patrícia dos Santos (1m51s03).

O Open Internacional prossegue no sábado com mais duas sessões de prova, a primeira das 9h30 às 14h40 e a segunda das 19h às 21h20. O SporTV3 transmite o evento-teste ao vivo a partir das 18h55.



Fonte: GloboEsporte.com