Em janeiro, Urubu tentou a contratação do zagueiro Luan

Quarta-feira, 20/04/2016 - 11:57
comentário(s)

A prioridade vai esperar mais um pouquinho. A procura do Flamengo por zagueiro continua na Gávea. Nesta quarta, 83 dias depois da abertura, a janela de transferências internacionais para o futebol brasileiro fecha sem novidades para o torcedor rubro-Negro. No período houve prospecção, consultas e até assédio numa revelação do rival: Luan, do Vasco. Em janeiro, em meio à forte procura do Corinthians pelo defensor vascaíno, o Rubro-Negro fez chegar a Luan atrativa oferta salarial para deixar o clube de São Januário. A diretoria de Eurico Miranda logo se apressou em estender o contrato do zagueiro, aumentar a multa e elevar o salário do jovem jogador - prata da casa e titular há três temporadas do sistema defensivo do Vasco.

O Flamengo negou qualquer oferta, sondagem ou procura por Luan. O diretor de futebol Rodrigo Caetano disse, via assessoria de imprensa, que "não existia nada e que isso (a informação) era um absurdo". A reportagem tomou conhecimento da tentativa rubro-negra logo após o empate por 1 a 1, em Brasília, e questionou, em mais de uma oportunidade, personagens envolvidos nos dias seguintes ao clássico da Taça Guanabara e às vésperas da publicação da matéria. No lado rubro-negro, desmentidos veementes. Os empresários do jogador, Carlos Leite e Ubiraci Cardoso, não comentam o assunto e o jogador diz, também pela assessoria pessoal, que não tomou conhecimento de nada. Com acerto sobre reajustes no contrato, Luan só veio a assinar novo vínculo com o Vasco em abril - mais de dois meses após procura do mercado interno.

O perfil de Luan, zagueiro jovem (completa 23 anos dia 10 do mês que vem), valorizado, se encaixa no perfil desejado pela diretoria rubro-negra - caso, por exemplo, do colombiano Cuéllar, do lateral Rodinei e até do goleiro reserva Alex Muralha. Com o fechamento da janela de transferências internacionais, o departamento de futebol, conduzido pelo vice-presidente de futebol, Flavio Godinho, e comandado por Rodrigo Caetano, com auxílio do centro de inteligência e monitoramento de atletas, segue à procura de alvos.

Recentemente, o diretor de futebol, que não fala em prazo para a contratação e é sempre econômico ao comentar nomes e admitir sondagens, disse que o clube analisou mais de 30 jogadores. O período de inscrição de contratados do exterior para o Brasil agora só reabre dia 20 de junho - na altura da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Bem depois do rival vascaíno, o nome da última tentativa rubro-negra é Diego Polenta, zagueiro de 24 anos, capitão do Nacional do Uruguai, e reserva da seleção de seu país. A contratação, porém, esbarrou na proposta do Flamengo. O diretor de futebol uruguaio Hugo de León disse que a proposta era muito baixa por Polenta - girou em torno de US$ 1 milhão.

Num dos primeiros alvos, o Flamengo foi superado no leilão entre Grêmio, Fla e Flu, que terminou fechando com Henrique. Outros nomes apareceram no radar rubro-negro, como Cleber, ex-Corinthians, do Hamburgo, da Alemanha, além de sondagem por Victor Hugo, do Palmeiras, e a mira forte em outros nomes argentinos. Alejandro Donatti, do Rosario Central, um dos destaques da equipe na Libertadores, foi sondado. O Rubro-Negro tinha intermediário para avançar, mas a pedida foi alta. Um dos contratados, o meia Mancuello chegou a comentar, por duas vezes, que foi consultado sobre a contratação de um defensor - em dois nomes, Luciano Lollo, do Racing, e Victor Cuesta, do Independiente, ex-time de Mancu.

Bom início de ano

Contra times de menor expressão, o desempenho do setor defensivo e da zaga não foi ruim. Longe disso. De 11 partidas - incluindo os pequenos no Carioca e o Confiança, adversário desta noite pela Copa do Brasil -, saiu sem ser vazado em sete delas. Só sofreu quatro gols contra estas equipes - o que representa média de 0,36 nestas partidas.

Em clássicos e nos outros confrontos contra equipes de Série A, o time só saiu sem sofrer gols em três jogos - contra o Atlético-MG, no Mineirão, no 0 a 0 contra o Fluminense e na vitória sobre o América-MG. Foram oito jogos e sete gols sofridos quando o nível dos adversários aumentou - média de 0,87 por partida.

Questionado no início do ano, mas inabalável na confiança do grupo e do técnico Muricy Ramalho, Wallace vem tendo paz nas últimas partidas. Ele e Juan, ídolo rubro-negro de 27 anos, contratado este ano, formam a dupla de zaga titular. A permanência de Cesar Martins é uma incógnita. O jogador do Benfica quer ficar, tem contrato até o meio do ano com o time rubro-negro, mas a permanência ainda vai ser negociada e é considerada difícil.

Clube que mais contratou em 2016, o Flamengo chegou na 10ª contratação ao trazer Fernandinho por empréstimo do Grêmio. Na gestão Eduardo Bandeira de Mello, em três anos e quatro meses, chegou a 51 o total de reforços. Desses, oito eram zagueiros. Muricy continua pedindo mais um defensor. A diretoria não nega a pedida e nem a promessa, mas adia a chegada do prometido zagueiro "nível A", expressão utilizada pelo treinador. E a torcida aguarda.



Fonte: GloboEsporte.com