Psicóloga Maíra Ruas ajudou a construir invencibilidade do Vasco diante do Urubu

Sexta-feira, 01/04/2016 - 22:31
comentário(s)

Por trás da invencibilidade de oito jogos diante do Flamengo, há mais do que um grupo de jogadores e um treinador. Sem entrar em campo ou dar entrevistas, a psicóloga Maíra Ruas tem seu mérito reconhecido não somente pelo fim do jejum de dez partidas diante do rival rubro-negro, entre agosto de 2012 e março de 2015. Quem vê o time tão seguro, mesmo quando o placar está adverso, não tem dúvidas: Maíra mexeu positivamente com a cabeça do time.

O gerente de futebol Isaías Tinoco destaca o importante papel da profissional na postura do time nos confrontos contra o Flamengo:

- Ela passa segurança para os jogadores porque é muito discreta. Como não fala muito, o jogador percebe que não há fanfarronice e, assim, fica confiante no trabalho desenvolvido.

A psicóloga, de 33 anos, começou a militar na área esportiva em 2003, no futsal do Vasco. De 2006 a 2012, trabalhou no departamento de futebol do Botafogo, na campanha do Campeonato Estadual de 2010. Em 2013 e 2014, foi campeã por Vitória e Bahia.

Assim como fez no Botafogo, quando devolveu aos jogadores a autoestima perdida no episódio do chororô - na final da Taça Guanabara de 2008 perdida para o Flamengo -, Maíra faz trabalhos individuais e em grupo, no Vasco. Até mesmo alguns temas das preleções passam por ela, embora nem sempre apareça. E a elaboração de vídeos tem também, muitas vezes, o seu dedo.

Virada a página da fragilidade psicológica diante do adversário rubro-negro, uma nova missão espera por Maíra:

- Agora é a parte mais difícil: manter o equilíbrio, em todos os aspectos - destaca Isaías Tinoco, disposto a evitar o excesso de euforia e a ansiedade de um time que quer ser campeão.



Fonte: Blog Extracampo - Extra Online