Confusão no último Vasco x Botafogo em São Januário liga sinal de alerta, mas policiamento será menor

Sexta-feira, 25/03/2016 - 10:38
comentário(s)

Apesar do clima amistoso entre as torcidas de Vasco e Botafogo, o último clássico entre as equipes ligou o sinal de alerta após uma confusão na porta de São Januário que terminou com 10 pessoas detidas (veja no vídeo acima) antes do empate por 1 a 1 no dia 28 de fevereiro. Mas o reencontro entre as equipes no mesmo estádio, às 16h deste domingo, terá um policiamento ainda menor do que no mês passado. Segundo ata da reunião de segurança de quarta-feira na Ferj, o efetivo desta vez caiu de 220 policiais do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) para 200, e de 160 PMs do 4º Batalhão de São Cristóvão para 150.

O motivo? É que assim que terminar o clássico em São Januário vai estar começando um jogo do Fluminense contra o Boavista em Los Lários, em Duque de Caxias. Com isso, parte do efetivo precisa ser deslocado para fazer a segurança da partida nas cercanias do Rio de Janeiro. Mas o major Silvio Luis, comandante do Gepe, minimizou a diferença e citou que desta vez receberá o apoio do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE), que geralmente trabalha em manifestações e operações em praias, mas também auxiliam a área esportiva nas horas vagas.

- Para esse jogo vai ter outro do Fluminense no mesmo dia, aí tem que tirar parte do efetivo. No outro clássico, teve também jogo (do Flamengo) no mesmo dia, mas foi em Volta Redonda, então usamos um efetivo local. Como esse agora é mais próximo, temos que pegar um pouco do efetivo do outro jogo. Mas esse número é só aproximado, não é exato. Por exemplo, vamos ter 20 homens de apoio do BPGE que não estavam confirmados no dia da reunião e por isso não estão na ata. No outro clássico a gente não teve esse apoio - explicou.

Embora o efetivo seja um pouco menor no geral, o Gepe garantiu que a fiscalização será maior para evitar presença de outros torcedores descaracterizados, principalmente na rua General Almério de Moura. Foi no local que membros de uma organizada do Alvinegro tentaram brigar com palmeirenses, aliados dos cruz-maltinos, que tomaram partido no embate. Todos foram contidos pela polícia com spray de pimenta e bombas de efeito moral.

- Aquilo foi uma situação pontual, a Fúria não estava identificada. Foi um grupo pequeno que chegou em família com a Força Jovem do Vasco, eles têm amizade. Estamos monitorando todas as torcidas. As de Vasco e Botafogo chegam juntas e é mais difícil prever algo pelo histórico de amizade. A gente até procurou saber se isso mudou desde aquela confusão, por enquanto a notícia que temos é que continua (a relação de cooperação). Mas estamos de olho, vamos fazer um acompanhamento na entrada social. Vou manter uma equipe minha acompanhando para verificar se vai ter integrante de outras torcidas - avisou o major.

Para auxiliar na segurança, um esquema especial de trânsito foi montado para o domingo, e cinco ruas do entorno de São Januário serão fechadas para circulação exclusiva de pedestres das 15h às 22h - a interdição não se aplica aos veículos de moradores e aos destinados a socorro e emergência. O estacionamento será proibido em nove lugares. Confira:

Ruas fechadas:
– Rua São Januário (trecho entre a Rua Dom Carlos e a Rua Bonfim);
– Rua General Argolo (trecho entre a Rua Teixeira Junior e a Rua São Januário);
– Rua Bonfim (faixas sentido estádio, trecho entre a Rua Newton Prado e a Rua São Januário);
– Rua Francisco Palheta (trecho entre a Rua São Januário e a Rua Ricardo Machado);
– Rua General Almério de Moura (trecho entre a Rua Ricardo Machado e a Rua Dom Carlos).

Ruas com estacionamento proibido:
– Rua São Januário (trecho entre a Rua Dom Carlos e a Rua Bonfim);
– Rua General Argolo (trecho entre a Rua Teixeira Junior e a Rua São Januário);
– Rua Bonfim (faixas sentido estádio, trecho entre a Rua Newton Prado e a Rua São Januário);
– Rua Francisco Palheta (trecho entre a Rua São Januário e a Rua Ricardo Machado);
– Rua General Almério de Moura (trecho entre a Rua Ricardo Machado e a Rua Dom Carlos);
– Rua Argentina (trecho entre as edificações de nºs 303 e 195, nos dois sentidos);
– Rua General Almério de Moura (trecho entre a Rua Dom Carlos e o nº 387, nos dois sentidos);
– Rua Ricardo Machado (trecho entre Rua Francisco Palheta e Rua General Almério de Moura);
– Rua Teixeira Júnior (trecho compreendido entre a Rua São Januário e a Rua General Argolo).

Fonte: GloboEsporte.com