Vasco é um dos 14 times invictos na elite dos Estaduais

Quinta-feira, 17/03/2016 - 18:07
comentário(s)

A temporada está apenas começando e, por isso, ainda é cedo para avaliações definitivas, mas poucos times das primeiras divisões estaduais ainda podem se orgulhar de não terem sido derrotados, dentre aqueles que fizeram mais de cinco jogos neste ano (leia abaixo sobre o critério). A lista dos 14 imbatíveis em 2016 chega à segunda quinzena de março com apenas dois times da Série A do Brasileirão, Botafogo e Chapecoense, e dois da Série B, Vasco e Paysandu. E o grande destaque é o Campinense, da Paraíba, que já entrou em campo 13 vezes e não saiu derrotado em nenhuma.

O Rubro-Negro de Campina Grande tem oito jogos disputados em seu estadual (com 6 vitórias e 2 empates) e mais cinco pela Copa do Nordeste (com 4 vitórias e um empate). O clube mais próximo da série invicta do Campinense em 2016 é a Chapecoense, de Santa Catarina, que já acumula 11 jogos, sendo nove vitórias e dois empates. O Verdão do Oeste encara o Guarani de Palhoça nesta quinta e pode melhorar a sua marca.

Dois rivais cariocas, Botafogo e Vasco - que empataram quando se enfrentaram - compõem o pelotão que vem em seguida, o dos times com nove jogos e nenhuma derrota. Esse grupo tem também o surpreendente São José-RS (líder do Gaúcho), o alagoano CSA, o mato-grossense Cuiabá e os piauienses Picos e Altos (que têm apenas três e duas vitórias, respectivamente, e sustentam suas invencibilidades com muitos empates). O CSA tem o melhor aproveitamento de pontos, com 93,3% (veja a tabela abaixo).

Com oito partidas no ano e nenhuma derrota estão o Paysandu (7 pelo Paraense e 1 pela Copa Verde), a Desportiva Ferroviária (todos pelo Capixaba) e o Ceilândia (todos pelo Brasiliense). Com sete jogos no ano, o Luziânia também ainda não perdeu no Distrito Federal. Agora com seis jogos, o Operário-MS fecha a lista dos 14 times imabtíveis até agora.

Cruzeiro e Botafogo-PB estão fora da relação, mas têm o mérito de ainda não terem perdido em seus respectivos estaduais. A Raposa só foi batida na Primeira Liga, pelo Fluminense. Já o Belo perdeu do River-PI e do Sport pela Copa do Nordeste.

Há times que ainda não foram derrotados, mas que não foram considerados nesta lista, pelo seu número reduzido de jogos. O critério utilizado foi o de terem pelo menos 40% do número de jogos disputados pelo líder Campinense, o que dá 5,2 jogos. O percentual é o mesmo adotado, por exemplo, no Troféu Armando Nogueira, em que um jogador só pode disputar o prêmio se tiver participado do correspondente a 40% das 38 rodadas.

De qualquer forma, vale mencioná-los: no Acre, Rio Branco-AC, Galvez e Atlético-AC também não foram derrotados após 4 rodadas; em Rondônia, Genus, Ariquemes e Rondoniense, seguem sem perder após 2 jogos cada. O Nacional-AM, com dois jogos pela Copa Verde, também não foi batido. Vale lembrar que os estuduais do Amazonas, Amapá, Tocantins e Roraima ainda não começaram.




Fonte: GloboEsporte.com