Remo: Ariel Suárez fala sobre a luta pela vaga olímpica e reafirma desejo de continuar no Vasco

Quarta-feira, 09/03/2016 - 02:36
comentário(s)

Com exclusividade, o Polidesporto Vascaíno – SempreVasco.com teve uma conversa muito franca com Ariel Suarez, remador argentino que está no Vasco desde 2010. Ao lado do compatriota Cristian Rosso – atleta do Vasco desde 2011 - , ele está treinando intensamente com um objetivo claro: garantir vaga nos Jogos Olímpicos do Rio. A prova é a mesma onde eles alcançaram o ápice de suas carreiras em Londres-2012, terminando em quarto lugar na final olímpica: o double skiff. A medalha ficou por um triz. Eles haviam se classificado com o melhor tempo da semifinal.

Porém, passado o auge, no qual ainda conquistaram uma medalha de prata em etapa da Copa do Mundo (Hamburgo-2011) e o ouro no Pan-Americano de Guadalajara-2011, os últimos anos foram complicados para a dupla. Tudo começou no primeiro semestre de 2013, quando Ariel desenvolveu uma gravíssima infecção bacteriana próxima ao pulmão (na região do osso esterno). Ele ficou parado por vários meses desde março, e chegou a correr o sério risco de ter que abandonar o remo, o que aconteceria caso fizesse intervenção cirúrgica para a raspagem do osso. Porém, o atleta lutou ao máximo para evitar isso, e conseguiu curar a infecção com o uso de antibióticos. A dupla voltou a competir em julho, disputando etapas da Copa do Mundo naquele ano e o Campeonato Mundial, mas sem repetir os ótimos resultados de anos anteriores. Pelo Vasco, disputaram as regatas do ano. Em 2014, ano em que não remaram em nenhuma prova pelo Vasco devido à opção da diretoria de então de cortar custos, eles conquistaram o ouro no double skiff nos Jogos Sul-Americanos de Santiago (Chile), em março. A dupla ao longo do ano não disputou as principais competições do calendário do remo internacional, chegando ao ponto culminante de ser desfeita: Cristian passou a remar o double com seu irmão, Brian Rosso. Os irmãos conquistaram a prata no Pan de Toronto (Canadá), em julho. Ariel melhorava cada vez mais, e ganhou o bronze no four skiff na mesma competição. Pelo Vasco, eles disputaram as regatas do Estadual. Devido ao número reduzido de regatas, não houve o double skiff. No single, eles fizeram dobradinha (com vitória de Cristian); no oito com aberto, a prova mais nobre do remo, lideraram o barco cuja vitória deu o título da categoria aberto ao Vasco depois de muitos anos.

As coisas seguiram melhorando para a dupla. No começo de 2016, na seletiva interna da seleção argentina, ambos voltaram a mostrar o nível dos tempos áureos, e a comissão técnica optou por recompor a dupla para o double skiff. O objetivo de conquistar a vaga nas Olimpíadas já está determinado. Eles têm até o final de maio (competição será de 27 a 29/5) para se preparar para a etapa da Copa do Mundo de Lucerna (Suíça), que servirá como pré-olímpico para eles – e a última oportunidade de um barco se classificar para Rio-2016. Apenas dois países se classificarão nesta etapa. Diretamente de Mar del Plata, onde se encontram em temporada intensa de treinos, na famosa Laguna de Los Padres, Ariel conversou com nossa página. Ele disse que os resultados alcançados defendendo o Vasco no segundo semestre de 2015 foram muito importantes para eles chegarem ao nível que estão apresentando em 2016.

- Depois de ter um ano muito difícil, no qual não se deram os resultados esperados, e de haver feito uma separação da dupla, regressamos para as últimas regatas do Estadual do ano passado. Com coração, garra e esforço de toda a equipe e companheiros do Vasco, pudemos ganhar não só o single skiff como também o barco emblema de qualquer clube ou país: o 8 com. Essas regatas foram um empurrão anímico muito importante para nós, já que logo depois disto começamos a melhorar e melhorar.

Perguntado sobre o nível em que estão, o remador foi enfático e peremptório:

- Neste ano de 2016, começamos da melhor maneira de nossas carreiras, já que tanto fisicamente quanto tecnicamente estamos a um nível superior a anos atrás.

O remador vascaíno comentou sobre a temporada de treinos. E apresentou o calendário deste primeiro semestre. Eles disputarão neste mês de março uma competição sul-americana no Chile, e ainda viajarão para a primeira etapa da Copa do Mundo, em Varese (Itália). Competições que servirão como apronto e para aferir o nível em que estão, com vistas ao grande objetivo da temporada:

- Já começamos a preparação para o pré-olímpico de Lucerna, que é a última oportunidade de classificar aos Jogos Rio-2016. Primeiramente, houve um trabalho individual no qual demonstramos, tanto Cristian quanto eu, que estamos em excelentes condições. Demonstramos isto em todas as seletivas internas da seleção argentina. Agora, estamos com a cabeça postas já como conjunto no double skiff. Neste momento, estamos treinando juntos, remando muitos quilômetros no double, na cidade de Mar del Plata e em uma lagoa espetacular. Brevemente começaremos a viajar. Inicialmente, teremos uma competição inernacional na qual demonstraremos um pouco o que temos: é um Sul-Americano na cidade de Carauma (Chile). Logo depois, já estamos viajando à Europa, onde o nível é ainda superior e mais exigente. Estaremos presentes na primeira etapa da Copa do Mundo, em Varese (Itália). Veremos o nível em que estamos. Depois, há o nosso grande objetivo. Em Lucerna (Suíça), só se classificam dois países para as Olimpíadas. Sabemos que a classificação é de uma das mais difíceis, mas estamos conscientes de que só depende de nós. Se nós conseguirmos alcançar o nível que tivemos em anos anteriores, será questão de tempo a classificação.

Ariel foi mais uma vez incisivo:

- Só depende de nós. De mais ninguém.

Ariel reforça o desejo da dupla de permanecer no Vasco

No clube já há seis anos, o remador não poderia deixar de deixar um recado para o torcedor vascaíno. Eles sempre demonstram um enorme pelo clube, inclusive treinando com uniformes do Vasco no cotidiano e nas competições que disputam mundo afora (inclusive, transitavam pela Vila Olímpica de Londres-2012 com uniforme do Vasco). Inclusive, usaram macaquinhos do Vasco nos treinos que estão fazendo em Mar del Plata, como na foto abaixo (Cristian aparece utilizando o traje vascaíno).

O Campeonato Estadual terá uma regata agora em abril, e depois só retorna em outubro. Nesta primeira regata, é uma prova para a qual dificilmente eles virão. Trata-se do 2 sem aberto, prova em que eles não são especialistas, além do fato de que remam no mesmo bordo – teria que vir apenas um, portanto. Em outubro, na segunda regata, haverá o four skiff aberto. Talvez diante deste fato, Ariel contou que ainda não foi procurado pela diretoria do Vasco quanto à renovação do contrato. Ele fez questão de afirmar o desejo de permanecerem no clube. Parece ser apenas questão de tempo esta permanência, uma vez que eles ficaram ao longo de todos os anos em que o clube foi coadjuvante e não conquistou grandes competições – não é campeão Estadual desde 2008 e não conquista o Brasileiro desde 2009. Agora que o clube voltou com tudo em seu esporte fundador, disputando todos os títulos que disputa, fica difícil imaginar que a diretoria do Vasco abra mão dos dois principais remadores em atividade no Brasil – tanto que sempre ganham com folga as provas que disputam individualmente ou em dupla, principalmente na especialidade do double skiff. O atleta também, por fim, foi bem enfático ao falar sobre o clube.

- Queremos enviar saudações a todo o povo vascaíno e brasileiro, que sempre esteve apoiando este barco "vasco-argentino". Temos que ver com a diretoria e ver se renovam o contrato. Até agora ninguém se comunicou com nós. Nós, sim, queremos seguir no Vasco, uma vez que já sentimos que somos como da família. Todavia, ninguém se comunicou conosco. Estamos à espera de algum comunicado, para ver voltamos ao Vasco para ganhar tudo!



Fonte: Polidesporto Vascaíno - Sempre Vasco