Alvinegros que brigaram antes do clássico ficarão 1 ano afastados dos estádios; juiz pede mais segurança em São Januário

Terça-feira, 01/03/2016 - 04:42
comentário(s)

Quatro integrantes da torcida organizada do Botafogo vão permanecer afastados dos estádios de futebol, pelo período de um ano, durante a realização dos jogos do seu clube. Essa foi uma das penalidades impostas ao grupo, ao ser apresentado pela polícia sob a acusação de envolvimento num conflito no estádio de São Januário. Durante o clássico Vasco e Botafogo no domingo, dia 28, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) manteve um posto do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, instalado no estádio.

Segundo relato feito pelos próprios policiais, o conflito ocorreu do lado de fora do estádio e envolveu membros da torcida organizada do Botafogo, do Vasco e do Palmeiras. O juiz Rafael Estrela Nóbrega, do Juizado do Torcedor, ressaltou a necessidade de se melhorar a segurança oferecida ao público no estádio, que vai sediar ainda outros clássicos no campeonato carioca. Ele lembrou que, durante o jogo Vasco e Flamengo, também ocorreu a detenção de um grupo de torcedores rubro-negros que depredou um banheiro em São Januário.

Os quatro membros da torcida do Botafogo, que vão responder por provocação de tumulto, terão de se apresentar à delegacia policial nos dias de realização de jogos do Botafogo, além da proibição de frequentar os estádios por um ano.

Outros casos apresentados no posto do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, no clássico de domingo, foram de desacato, desobediência e ainda de direção perigosa. Este último caso ocorreu com um rapaz sem habilitação, que tentou remover o carro do sogro, quando começou o conflito entre as torcidas. Todos os envolvidos nesses episódios aceitaram a transação penal, imposta em casos de menor potencial ofensivo, e farão doação de cestas básicas.

Fonte: TJ/RJ