Basquete: Vasco aposta em técnico da casa para voltar à elite nacional

Sábado, 27/02/2016 - 10:39
comentário(s)

O Vasco da Gama está de volta ao cenário nacional de basquete. Neste ano, a equipe disputa a Liga Ouro, divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB). Pensando em integrar a elite no ano que vem, o clube recorreu a um treinador que conhece São Januário profundamente. Trata-se de Christiano Pereira, que possui 43 anos de idade, dos quais 30 foram dedicados ao Vasco, inclusive presenciando uma época do basquete que não sai da memória do torcedor (assista ao vídeo).

- Posso dizer que passei por todas as categorias de pré-mirim a adulto. Mas não com a dimensão e a responsabilidade que é agora estarmos brigando por uma volta à elite nacional. Foi uma época de glórias, de conquistas. O Vasco não poderia, naquela época, ter montado um grupo tão capaz e tão experiente e que representou o que é o peso da camisa do Vasco em todas as conquistas - afirma.

Nos quatro anos dourados, o basquete vascaíno teve três treinadores: Alberto Bial, em 1997, o porto-riquenho Flor Milendez, em 1998 e 1999 e Hélio Rubens, a partir de então. O atual treinador pôde acompanhar de dentro o trabalho de todos eles.

- Tive oportunidade de trabalhar diretamente com o Bial. Com a chegada do Fofo (Flor Milendez) trouxe o Carlito, que era assistente dele direto. Na ocasião eu era técnico da equipe sub-15 do Vasco, o infantil. Com o Hélio, a gente tinha grande liberdade com ele. Era o último ano dele aqui, eu já estava dirigindo a equipe juvenil do Vasco e pude ter um contato maior – revelou.

Pereira acompanhou a era de ouro do basquete do Vasco, de 1997 a 2001. Foram nove títulos nesse período, sendo quatro internacionais. Nessa época, o Vasco tornou-se a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA, na final da torneio interclubes de, 1999. O Gigante da Colina acabou perdendo para o San Antonio Spurs. No entanto, em quadras brasileiras, era o time a ser batido. Christiano fala desse recomeço e disse esperar apoio da torcida.

- Hoje é uma história diferente. A gente está buscando um novo espaço. Espero a casa lotada, empurrando a equipe a todo momento – afirmou o treinador.

Fonte: Sportv.com