Vasco torce por pouca chuva para finalizar o quanto antes obra de campo anexo em São Januário

Terça-feira, 09/02/2016 - 09:28
comentário(s)

Tida como obra estratégica para a temporada do Vasco, a construção do campo anexo para a realização de treinos do time profissional avança sob influência dos caprichos do clima no Rio. Períodos de seca e chuva podem acelerar ou atrasar a entrega do novo espaço para o técnico Jorginho, um desafogo e tanto para o gramado de São Januário em 2016.

Nos planos da diretoria, o campo estará pronto em maio ou junho. Atualmente, máquinas trabalham no terreno e os operários responsáveis pela obra já iniciaram a instalação dos sistemas de drenagem e irrigação.

Há coisas, porém, que fogem do controle do clube. As chuvas constantes no mês passado atrasaram o cronograma dos engenheiros.

- Toda vez que chove, a terra vira lama e perdemos de dois a três dias de trabalho. Tivemos muita chuva em janeiro e isso foi um problema - explica André Luiz Vieira Afonso, vice-presidente de obras de engenharia e patrimônio do Vasco.

Encerrada a instalação da drenagem e da irrigação, a próxima etapa será a da colocação das placas de grama no terreno. O técnico Jorginho e os jogadores terão de esperar que a grama cresça e fique forte o bastante antes de receber os treinamentos. E, neste sentido, a chuva vira solução: quanto mais água, mais rapidamente o gramado vai crescer.

- Teremos a irrigação, mas a chuva nesta etapa vai ajudar. A essa altura já teremos a drenagem pronta, então não será um problema - ressalta Afonso.

Assim que ficar pronto, o campo deverá receber boa parte dos treinos do time profissional. São Januário tem sido muito exigido neste início de ano - além de hospedar os trabalhos comandados por Jorginho, receberá oito partidas da primeira fase do Estadual profissional, de Vasco e Botafogo; jogos do time sub-20; e duas partidas da equipe feminina, que disputa o Brasileiro.

O gerente de futebol Isaías Tinoco afirma que, pelo menos por enquanto, o clube não pensa em levar alguns treinos para outros campos para preservar o gramado.

Jorginho não mexe no time

Por outro lado, a construção do prédio do Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo (Caprres) ganha corpo em São Januário. A obra sofreu atraso na etapa da fundação, mas segue no cronograma, segundo Afonso. Em abril, deverá ser entregue para Alex Evangelista, coordenador científico do clube.

Nesta segunda-feira, o técnico Jorginho deu continuidade à preparação da equipe que enfrentará o Volta Redonda, amanhã. O time das duas primeiras rodadas deve ser mantido.




Fonte: Extra Online