Remo: Vasco participou da XV Regata Baía de Guanabara em escaler

Segunda-feira, 28/09/2015 - 02:30
comentário(s)

Regata Baía de Guanabara, do CIAW, volta para “casa” em sua 15ª edição

O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) realizou, em 26 de setembro de 2015, a XV Regata Baía de Guanabara, etapa válida pelo XV Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler. Por iniciativa do Comandante do CIAW, o Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa, o tradicional evento esportivo naval voltou a ser realizado no próprio Centro de Instrução, na Ilha das Enxadas, após dois anos — em 2013, ocorrera no Estádio de Remo da Lagoa; e, em 2014, na Área Recreativa, Esportiva e Social em São Gonçalo (ARES-SG).

Presidida pelo Contra-Almirante Demby, a Regata contou com a presença de outras Autoridades, que vieram prestigiar a competição e incentivar os atletas de suas equipes: o Comandante da Escola Naval (EN), Contra-Almirante Marcelo Francisco Campos; o Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço; o Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), Contra-Almirante Carlos Eduardo Machado dos Santos Dantas; e o Comandante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), Contra-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga.

Divididas em seis categorias (Feminino, Aspirantes, Sub-24, Misto, Veteranos e Sênior), as provas foram disputadas em uma raia de 500 metros demarcada em frente ao histórico Prédio Colonial do CIAW. Tripulados por 12 remadores e um timoneiro, os escaleres singraram a Baía de Guanabara em disputas acirradas até a chegada, alinhada com o Cais Sul do Centro de Instrução.

A competição contou com mais de 450 atletas, distribuídos entre clubes de remo de notória tradição do Estado do Rio de Janeiro — Club de Regatas Vasco da Gama, Clube de Regatas Guanabara e Clube de Regatas Piraquê — e diversas equipes de Organizações Militares, a saber:

- Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN, Equipe CFN);
- Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM);
- Comando-em-Chefe da Esquadra (ComenCh, Equipe ESQUADRA);
- Corpo de Intendentes da Marinha (CIM);
- CIAA;
- Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN);
- CIAGA;
- EN;e
- Colégio Naval (CN).

Somando forças ao evento principal, o Ginásio Almirante Wandenkolk recebeu exposições informativas e de mostruário de equipamentos, abertas ao grande público, da Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), do da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GruMeC).

Confira, abaixo, os resultados da XV Regata Baía de Guanabara, do CIAW, que integra o calendário de competições do XV Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler:




Fonte: Centro de Instrução Almirante Wandenkolk