Vasco tem bom retrospecto contra o Grêmio no Maracanã

Sábado, 24/10/2015 - 22:23
comentário(s)

Palco de duas finais de Copa do Mundo, o Maracanã receberá neste domingo (25/10), às 17 horas, mais um duelo entre dois dos clubes mais vencedores do país. Em situações distintas no atual Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama e Grêmio se enfrentarão pela nona vez no lendário estádio. O último jogo entre o cruzmaltino e tricolor gaúcho no "Maior do Mundo" aconteceu em 1994, há exatos 21 anos.

Embora o resultado daquele jogo, também válido pela mais importante competição nacional, tenha sido favorável ao time de Porto Alegre, o Gigante da Colina possui um retrospecto positivo contra o rival no Maracanã. Em sua segunda casa, o clube de São Januário obteve três vitórias, três empates e apenas duas derrotas. O mais importante triunfo foi conquistado em 19 de maio do ano de 1984.

Na ocasião, Vasco e Grêmio jogaram para um público de mais de 110 mil torcedores. A partida era a segunda da fase semifinal do Brasileiro e o Tricolor Gaúcho entrou em campo necessitando apenas de um empate para carimbar o passaporte para a decisão. O que se viu dentro de campo, porém, foi uma grande atuação vascaína. Com gols de Marquinho e Roberto Dinamite (2), o Almirante venceu por 3 a 0 e avançou para a final.

Em 1985, temporada seguinte, o cruzmaltino voltou a duelar com o rival no "Maior do Mundo". Dessa vez, vitória por 1 a 0, com gol do atacante Silvinho no segundo tempo do encontro. O outro placar positivo obtido pelo Gigante de São Januário contra o Grêmio, no Maracanã, foi conquistado na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1984. O tento do triunfo foi anotado por Roberto Dinamite, também na etapa final.

Histórico do confronto entre Vasco e Grêmio:

- 77 jogos: 25 vitórias, 18 empates e 34 derrotas
- No Maracanã: 8 jogos, com 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas
- No Rio de Janeiro: 30 jogos, 15 vitórias, 10 empates e 5 derrotas
- No Brasileiro: 56 jogos, com 18 vitórias, 13 empates e 25 derrotas
- Gols: 90 marcados e 101 sofridos

Fonte: Site oficial do Vasco