Handebol Feminino: Treinador Ruy Sanches analisa momento do Vasco na Liga Nacional

Terça-feira, 29/09/2015 - 08:37
comentário(s)

O handebol cruzmaltino segue dando orgulho aos torcedores do Gigante da Colina. No último sábado (26/09), além da equipe masculina se tornar campeã da Copa Brasil, as meninas de São Januário somaram mais uma vitória na Liga Nacional. Contra o São José (SP), atual líder do Campeonato Paulista, considerado o estadual mais forte do país, o Vasco/FAB conseguiu uma boa vitória jogando em casa, na Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino, em Jacarepaguá.

O placar de 26 a 22 foi o suficiente para confirmar o segundo resultado positivo contra a equipe paulista na competição após ter vencido o jogo do primeiro turno em São Paulo. O confronto não começou tão bem para o time vascaíno. Na primeira etapa, o nervosismo tomou conta das atletas que não conseguiam desenvolver o ritmo habitual. Ruy Sanches, técnico vascaíno, deu entrevista ao Site Oficial e falou sobre o duelo.

- Nós enfrentamos um grande time. São José é uma das melhores equipes de São Paulo, onde acontece o campeonato estadual mais difícil do país. A gente tem a consciência de que vencemos um grande adversário e quem veio aqui presenciar o jogo viu um grupo muito forte, muito competente, com padrão de jogo muito definido. Tínhamos alternativas ofensivas para o tipo de marcação que eles fizeram. Isto foi o resultado de um trabalho semanal que fizemos muito competente em que estávamos preparados para todo tipo de alternativa que eles colocassem em jogo contra a gente. Estou muito feliz por hoje ter ficado provado que a obediência é a mãe da vitória - disse o comandante.

Vencer duas vezes o time de São José já fazia parte do planejamento da comissão técnica vascaína antes mesmo do início do torneio. Mesmo sabendo ser um objetivo complicado, os profissionais cruzmaltinos resolveram incluir estes resultados no programa desenvolvido para alcançar as duas primeiras colocações da Liga Nacional, com o intuito de não só garantir a vaga para as semi finais, ficando entre os quatro primeiros, mas assegurar também a vantagem de decidir os confrontos finais dentro de casa, fator que apenas os dois primeiros colocados da fase de grupos terão.

No momento, Vasco/FAB e São José têm um jogo a menos do que os outros times. O Almirante possui oito pontos e ocupa a terceira posição de forma isolada, com dois pontos à frente do clube de São Paulo, e apenas um ponto de distância de Concórdia (SC), podendo ultrapassar a equipe de Santa Catarina no próximo jogo.

- Fizemos uma estimativa de pontuação para esta Liga Nacional e vencer duas vezes o São José estava dentro de nossos planos. Aconteceu, por exemplo, um percalço contra Concórdia, em que tínhamos a expectativa de ganhar a partida e não ocorreu. Não tem jogo fácil e iremos buscar, pelo menos, nestes dois jogos fora de casa, estas vitórias que nos faltaram aqui, para que venhamos a ter uma colocação melhor ainda e na semi final decidir em casa - falou o treinador.

Na partida contra Pinheiros (SP), o clube de São Januário saiu vitorioso, mas uma jogadora deixou a quadra aparentemente chateada com sua apresentação. A goleira Jerusa, atleta de seleção brasileira de beach handebol, não esteve bem na partida e pediu para que Fabíula a substituísse. O que ocorreu, e a arqueira reserva deixou o jogo como a melhor em quadra. Porém, mostrando toda sua experiência e seu talento natural, Jerusa voltou ao time titular contra o último adversário e foi responsável por fechar o gol vascaíno, sendo um dos destaques do confronto.

- Estamos muito bem servidos de goleira. Temos a Jerusa que é excelente e, no dia que ela não está bem, no dia que a nossa defesa não está dando uma resposta boa para ela, entra a Fabíula que faz ótimas partidas. Ou seja, o nível nunca cai. Aqui, nós não temos medo de mexer no atleta, de ter perdido alguém, como por exemplo hoje mesmo, em que não pudemos contar com a Bruna e com a Nadyne, que são excelentes. Mas temos substitutas a altura para todas. Uma equipe não se faz com 7 atletas e, sim, com 14, 16. No nosso caso, viemos com 15 para o duelo de hoje e todas estavam prontas para serem utilizadas. Todos estamos felizes com este resultado - finalizou Ruy.

Fonte: Site oficial do Vasco