Rivais na Copa do Brasil 2015, Vasco e São Paulo decidiram o Brasileiro de 1989; relembre

Terça-feira, 22/09/2015 - 22:29
comentário(s)

Foi na tarde do dia 16 de dezembro de 1989, quando 71.552 torcedores se apertaram num sábado para ver dois gigantes do futebol brasileiro medirem forças no estádio do Morumbi. São Paulo e Vasco, que decidem vaga nas semifinais da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (23), decidiram a edição do Brasileirão daquele ano em um duelo memorável, definido na testada fulminante de Sorato aos cinco minutos do segundo tempo.

O Cruzmaltino e o Tricolor Paulista se classificaram após excelentes campanhas na fase por pontos corridos do Brasileiro de 89. Melhor classificado, o Vasco pôde escolher onde disputaria a primeira partida e só precisava de uma vitória em dois jogos para se sagrar campeão. Curiosamente, o esquadrão carioca escolheu por jogar primeiro no Morumbi, apostando que voltaria ao Rio de Janeiro com a faixa no peito, sem precisar de uma segunda partida em São Januário. E foi exatamente esse o roteiro seguido pelo Vasco, que, com o triunfo por 1 a 0 na capital paulista, comemorou a conquista do bicampeonato brasileiro ainda naquela tarde ensolarada em São Paulo.

A jogada começa na defesa vascaína, que sai para o ataque colocando a bola no chão. Graças a jogadores de muita qualidade técnica, a bola chega até o lateral-direito Luiz Carlos Winck após boa troca de passes. O defensor cruza com precisão e encontra Sorato, para inaugurar o placar no Morumbi.

Sob o comando do técnico Nelsinho Rosa, o elenco vascaíno contava com jovens talentos, como Bismarck e o próprio Sorato, com atletas mais experientes, como o goleiro Acácio, que salvou o Vasco de sofrer um empate no jogo. A estrela da companhia era Bebeto, recém transferido do Flamengo. O título vascaíno chegou cerca de um ano depois do clube vender o atacante Romário para o PSV, do futebol holandês, e emprestar o ídolo Roberto Dinamite à Portuguesa, de São Paulo.

A torcida alvinegra mostrou confiança no título desde o começo, lotando a área destinada aos torcedores visitantes no Morumbi. Como recompensa, presenciaram o fim de um jejum de 15 anos sem uma conquista nacional. O último fora vencido em 1974, com o mesmo Dinamite como artilheiro. Mas foi mesmo sem Romário ou Roberto que o Vasco fez uma campanha quase irretocável e tornou-se bicampeão brasileiro. O calvário cruz-maltino chegara ao fim.

Para o São Paulo, a final significou a primeira grande aparição de um time que se transformaria no bicho papão das Américas. Novamente vice-campeão no ano seguinte (1990), dessa vez perdendo para o Corinthians, o clube apareceu numa final de Brasileiro pela terceira vez consecutiva em 1991 e venceu seu terceiro título diante do Bragantino. Depois da conquista, vieram duas Libertadores da América e Copa Intercontinentais em sequência, em 1992 e 1993.

Cinco anos antes do título mundial da Seleção Brasileira nos Estados Unidos, em 1994, a decisão teve a participação de alguns atletas que se sagrariam tetracampeões com a Canarinho. Gilmar Rinaldi, Ricardo Rocha e Raí defenderam o São Paulo, enquanto Mazinho e Bebeto representavam o Vasco. O Vasco, campeão brasileiro de 1989, entrou em campo com: Acácio, Luiz Carlos Winck, Quiñonez, Marco Aurelio e Mazinho, Zé do Carmo, Boiadeiro, Bismarck, Bebeto, William e Sorato. Já o São Paulo, vice-campeão brasileiro de 1989, contou com: Gilmar Rinaldi, Netinho, Adilson, Ricardo Rocha, Nelsinho, Flávio, Bobô, Raí, Mario Tilicio, Ney Bala e Edivaldo (Paulo César).

Na próxima quarta-feira (23), São Paulo e Vasco se enfrentam novamente por uma competição nacional. Pelas quartas de final da Copa Sadia do Brasil, o Tricolor Paulista recebe o CruzMaltino no Morumbi. O São Paulo eliminou o Ceará na fase anterior, enquanto o Vasco deixou para trás o Flamengo nas oitavas de final.





Fonte: CBF