Rivais nesta quarta e amigos fora de campo, Oswaldo treinou Jorginho no Vasco e no Fluminense

Quarta-feira, 26/08/2015 - 15:05
comentário(s)

Adversários nesta quarta-feira, Jorginho e Oswaldo de Oliveira, técnicos de Vasco e Flamengo, respectivamente, têm amizade de longa data. Os laços ficaram fortes entre os anos de 2000 e 2002, quando Oswaldo treinou o tetracampeão mundial em Vasco e Fluminense. A camaradagem ficou explícita em ato que acabou abreviando a carreira de Jorginho como jogador. Em 2002, ano do centenário tricolor, o Flu resolveu reduzir drasticamente sua folha salarial e acabou dispensando Oswaldo e sua comissão técnica por considerá-los caros. Para evitar o pagamento da multa rescisória, o clube das Laranjeiras o demitiu sob a alegação de "abandono de emprego", o que lhe custou um processo movido pelo atual comandante rubro-negro.

Àquela altura com apenas oito jogos na condição de atleta do Fluminense, pulou fora do barco. A decisão de prescindirem de seu comandante incomodou tanto o ex-lateral que ele, durante sua despedida, afirmou que não pretenderia se tornar um treinador.

- Não era o momento certo de fazer a mudança. O trabalho vinha sendo feito de forma correta. Eu vim a pedido do Oswaldo e agora pedi para sair do clube. Perdi a vontade de ficar. Posso virar empresário. Como técnico, acho que não daria certo. Não sei se suportaria o que Oswaldo passou - disse à época Jorginho, que meses depois anunciou a aposentadoria oficialmente.

O vínculo estava formado, e novas demonstrações de carinho e respeito vieram. Desta vez mais da parte de Oswaldo de Oliveira. No fim de 2011, ao deixar o Kashima Antlers, do Japão, indicou Jorginho, que já havia sido lateral-direito do clube nipônico, como bom substituto. Dois anos depois, à frente do Botafogo, Oswaldo lutava para colocar seu time na Libertadores, competição que o Alvinegro não disputava há 17 anos. Caso seu time terminasse no quarto lugar - o que acabou acontecendo -, teria de torcer para que a Ponte Preta de Jorginho não triunfasse na final da Sul-Americana, contra o Lanús. Negou-se a secar a Macaca.

- Vou torcer para a Ponte Preta. Independentemente do resultado desse confronto, se fizermos a nossa parte, temos chances de classificação. É um clube brasileiro, dirigido por um amigo - disse Oswaldo, que acreditava na conquista da vaga na condição de terceiro colocado.

Amigos e parentes destacam elo entre Oswaldo e Jorginho

O técnico Waldemar Lemos, irmão de Oswaldo e auxiliar dele no Flu em 2002, afirma que já vislumbravam em Jorginho um grande treinador.

- Com certeza (imaginavam que se tornaria treinador). Uma pessoa muito diferenciada, com ideia de trabalho diferenciado também. Isso porque tinha a experiência da Europa, de ter trabalhado fora do Brasil, onde já teria formação e educação diferenciada da que temos aqui no Brasil. Além disso, teve a experiência prática também - afirmou Waldemar, que também já treinou o Fla.

Aílton, hoje técnico do Resende e auxiliar de Jorginho na maioria de seus trabalhos como treinador, confirma que o tetracampeão mundial sempre foi muito carinhoso ao falar de Oswaldo.

- Ele sempre elogiava muito o Oswaldo por ter trabalhado em sequência com ele. Aprendeu algumas coisas e admirava muito o Oswaldo como treinador e pessoa. Ainda calhou de ir para o Kashima no lugar do Oswaldo. Sempre falava que o Oswaldo era um cara sério, bom treinador e ótima pessoa - afirmou.

Origens e caminhos opostos nos grandes

Oriundo do bairro de Realengo, Zona Oeste do Rio, Oswaldo de Oliveira nunca escondeu que o coração sempre bateu mais forte pelo Flamengo. O primeiro grande carioca que treinou, todavia, foi o Vasco, em 2000. Trabalhou no clube somente em 2003, em curta passagem. Voltou ao clube do coração na última quinta-feira.

Criado em Guadalupe, onde fora apelidado de Sapinho por pular muito em campo e pegar rãs em sua comunidade, Jorginho torcia pelo Vasco na infância. Mas seus primeiros passados foram dados na base do América. Logo transferiu-se para o Flamengo, clube com o qual criou forte vínculo. Só foi defender o Vasco em 2000.

Como treinador, o primeiro a comandar também foi o Flamengo, em 2013, mas não obteve sucesso. Chegou ao Vasco no último dia 17.



Fonte: GloboEsporte.com