Karatê Base: Vasco terá 3 atletas no Campeonato Panamericano na Bolívia

Segunda-feira, 24/08/2015 - 07:33
comentário(s)

Três atletas cruzmaltinos irão representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Sub-14, Cadete, Junior e Sub-21 de karate, realizado na cidade de Santa Cruz, na Bolívia. Lucas Azevedo, Alberto Azevedo e Ana Carolina viajam no dia 24 de agosto, data de início da competição, com término previsto para o dia 30 de agosto. Todos são atletas Sub-21 e disputam na modalidade kumite. Os homens estão na categoria abaixo de 84 kgs, enquanto a jovem luta na categoria abaixo de 68 kgs.

A perspectiva de subir ao alto do pódio não é o único combustível de incentivo para os vascaínos. Medalhistas no Sul-Americano, realizado em junho, na cidade de Santiago, no Chile, Lucas e Carol largam na frente por uma vaga no Mundial, que será disputado na cidade de Sentul, na Indonésia, entre os dias 12 e 15 de novembro. Se a atleta vascaína conquistar a medalha de ouro, ela está automaticamente no torneio internacional. A única possibilidade dela não conseguir a vaga é se a outra brasileira que disputará o Pan-Americano conquistar alguma medalha superior a dela. Em caso das duas não chegarem ao pódio, Ana Carolina viaja para a Indonésia.

- Estou na seleção brasileira nesta mesma categoria desde o ano passado. Disputei o sul-americano e fiquei na segunda colocação. Minhas expectativas para este evento são as melhores, espero conseguir aplicar tudo que venho treinando, consertando os erros mais frequentes e depositando mais confiança em mim - disse Ana Carolina.

A situação de Lucas e Alberto tem um tom dramático. Os dois são amigos e nunca se enfrentaram, porém, apenas um irá para o Mundial. Para Alberto, conseguir uma medalha e ficar na frente do companheiro de equipe é a única hipótese de classificação. Já para Lucas, um lugar no pódio acima do concorrente, ou os dois ficando sem nenhuma medalha, coloca o atleta como representante brasileiro na Indonésia. Apesar da amizade, ambos mantêm o foco em subir no lugar mais alto do pódio, e não escolhem adversário.

- Estou muito alegre, e certo de que ninguém vai conseguir encostar em mim. Acho essencial não pensar em nenhum atleta específico, isto é a receita para o fracasso. Vou lutar o Pan-Americano e lá estarão vários lutadores. Farei, pelo menos, 12 lutas. Por que eu pensaria em um confronto que nem sei se vai mesmo acontecer? Nunca garanto vitórias, mas posso afirmar que será incrível o que farei neste Pan - afirmou Alberto, confiante em uma conquista.

Os atletas mantêm conversas diárias sobre o torneio, e uma possível luta entre eles. Focados em alcançar o melhor resultado, os dois mantém o ritmo intenso de treinamentos visando a competição. Apesar de Alberto despistar sobre um possível embate com o amigo, Lucas revela que os dois planejam fazer a final do evento, e trazer para São Januário as medalhas de ouro e prata.

- Espero continuar contribuindo com vitórias e medalhas para este clube maravilhoso, que é o Vasco da Gama. Vou para ser campeão. Se eu lutar contra o Alberto, eu espero uma luta muito agarrada, muito difícil. Mas é muito legal. Nós sempre estamos falando que queremos nos enfrentar na final, que, se for para conquistar medalha, que sejam as maiores. A gente é bem próximo. Quando ele disputou a vaga no pan, torci muito para ele. Se fizermos esta final, será espetacular - afirmou Lucas.



Fonte: Site oficial do Vasco