Remo: Regata do Futuro será disputada neste domingo na Lagoa; Vasco tenta o hepta

Sexta-feira, 21/08/2015 - 10:33
comentário(s)

Ainda sob a inspiração do Mundial Júnior de Remo, evento-teste da modalidade visando aos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, a Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (Frerj) vai promover neste domingo, às 8h30m, no Estádio do Remo da Lagoa — com entrada franca —, a 43ª edição da Regata Remo do Futuro, cujo objetivo é o de encontrar novos talentos para esse esporte.

Já estão inscritos 200 remadores a partir dos 12 anos. Vão competir atletas de Botafogo, Flamengo, Vasco, Guanabara, Piraquê, Escola Naval e Rema Campos.Nas seis edições anteriores, o Vasco conquistou o título, e desta vez luta pelo heptacampeonato.

— A Regata Remo do Futuro é uma regata muito importante, pois é neste evento que encontramos remadores talentosos que podem receber treinamento específico para se tornarem futuros medalhistas olímpicos – afirma Paulo Carvalho, presidente da Frerj. — O remo já proporcionou muitas alegrias para o país com a conquista de medalhas importantes. Hoje, os resultados não têm sido muito expressivos. Temos que fazer um trabalho de formação de novos remadores. Para isso, estamos tentando junto à Prefeitura do Rio uma pequena parte do antigo terreno da Estação do Corpo, ao lado do Estádio de Remo da Lagoa, para ser transformado em um Centro de Treinamento de Remo. Tenho certeza que isso impulsionaria o esporte para nossos remadores voltarem ao alto do pódio nas competições internacionais.

Carvalho vem se empenhando também para promover no dia 28 de novembro, horas antes da inauguração da Árvore de Natal da Lagoa, a realização da Regata da Árvore, com provas curtas de 500m (normalmente no Estadual e no Brasileiro as competições têm 2.000m), reunindo os clubes cariocas e também delegações de alguns países convidados. O dirigente já vem buscando patrocínio.

— O grande evento que pretendemos realizar é a Regata da Árvore, competição que deverá reunir 150 atletas nacionais e internacionais. O evento seria na parte da tarde, do dia 28 de novembro, horas antes da inauguração da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas — afirmou Carvalho, que espera concretizar também, após a Rio-2016, o sonho da construção de um CT de nível internacional junto ao Estádio de Remo da Lagoa.

Fonte: O Globo Online