Remo: Yanka estreia no Pan neste sábado; Fabiana Beltrame e Renato Cataldo estreiam no domingo

Sexta-feira, 10/07/2015 - 09:40
comentário(s)

O remo brasileiro estreia este sábado nos Jogos Pan-Americanos em busca de um ouro que não vem há 28 anos. Com 21 atletas em Toronto, no Canadá, o Brasil disputa 11 das 14 provas da competição, com sete barcos no Masculino e quatro no Feminino, após o corte de duas atletas por suspeita de doping, na semana passada. Prata há quatro anos em Guadalajara, Fabiana Beltrame, no Single Skiff Peso-Leve, é novamente a maior esperança de o país voltar ao topo do pódio na modalidade.

O Double Skiff Feminino, com Gabriela Salles e Yanka Brito, improvisada no lugar da suspensa Nayara Pena, abre a participação brasileira na tradicional raia de Henley – que já recebeu dois campeonatos mundiais – às 9h05 (10h05 de Brasília). Em seguida é a vez de Diego Nazário e Emmanuel Dantas, que apesar de serem atletas Peso-Leve disputam o Double Skiff na categoria aberta, a partir das 9h15 (10h15).

O Quatro Sem Masculino estreia às 9h45 (10h45), com Pedro Meirelles, Maciel Costa, Allan Bittencourt e Leandro Tozzo. Na sequência, Ailson Eráclito e Thiago Carvalho remam o Double Skiff Peso-Leve, prova em que terminaram em 10º lugar na 1ª Etapa da Copa do Mundo, em maio, na Eslovênia, quando ficaram a quatro centésimos de segundo de uma vaga na Final A.

Vindas de um período de treinos na Itália, ao lado de Fabiana Beltrame e atletas da seleção australiana, Caroline Corado, de 20 anos, e Sophia Py, de 19, estreiam no Double Skiff Peso-Leve Feminino, que terá duas baterias a partir das 10h15 (11h15). A programação da manhã de sábado termina com Gabriel Campos no Single Skiff Masculino, também com duas baterias, a primeira às 10h35 (11h35).

Fabiana Beltrame estreia no domingo, quando as outras brasileiras remarão juntas o Four Skiff, numa composição diferente da que vinha treinando, com Nayara e Kissya Cataldo, também afastada dos Jogos – o que tirou o Brasil da prova do Single Skiff Feminino, apesar da vaga conquistada no Festival Pan-Americano ano passado, no México. Além desta, o país só não participa do Four Skiff Masculino e do Dois Sem Feminino, que não se classificaram.

O Quatro Sem Peso-Leve abre a programação no domingo, com Renato Cataldo, Thiago Almeida, Guilherme Gomes e David Faria. Os gaúchos Vinicius Delazeri , de 20 anos, e Victor Ruzicki, de 19, remam o tradicional Dois Sem, barco no qual os irmãos Ronaldo e Ricardo Carvalho conquistaram o último ouro brasileiro, em 1987, em Indianápolis, nos Estados Unidos. Desde então, em seis edições dos Jogos, o país ganhou nove medalhas de prata e sete de bronze.

Os gaúchos estão também no Oito Com, ao lado de Diego Nazário, Emmanuel Dantas, Pedro Meirelles, Maciel Costa, Allan Bittencourt, Leandro Tozzo e Maurício Abreu, como timoneiro. A prova encerra as baterias classificatórias às 10h45 (11h45) de domingo. As finais A e B serão disputadas de segunda a quarta-feira.

Apenas três dos 21 atletas em Toronto não remam por clubes do Rio de Janeiro: Victor e Vinícios, do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, e Gabriel Campos, do Corinthians (SP). Com nove convocados, o Flamengo é o clube com mais remadores em Toronto, seguido de Botafogo (seis) e Vasco (três).



Fonte: Remo em Voga (texto), Reprodução Internet (foto)