Descoberto áudio da narração de Brasil 6 x 1 Espanha, pela Copa de 1950, com gols dos vascaínos Ademir e Chico; ouça

Domingo, 28/06/2015 - 07:21
comentário(s)

A participação do Brasil na Copa 2014 ficou marcada pelo 7 a 1 sofrido diante da Alemanha na semifinal. Em 1950, na primeira vez em que o Mundial de de futebol foi disputado no país, apesar da tristeza pela derrota para o Uruguai, foi a Seleção que goleou em sua penúltima partida: 6 a 1 na Espanha.

Na terceira goleada da equipe em seis jogos na competição. Na estreia, superou o México por 4 a 0. E em 50, foi o Brasil que aplicou um 7 a 1: na Suécia, na abertura do quadrangular final (o maior placar alcançado pelo país em Copas).

Se o 7 a 1 da Alemanha no Mineirão está preservado nos mínimos detalhes, os registros das vitórias brasileiras em 50 são escassos. Muitas imagens gravadas ou áudios se perderam com o tempo. O repórter Thiago Uberreich, da rádio Jovem Pan, contribuiu para ampliar a memória sobre o 4º Campeonato Mundial de Futebol ao encontrar e disponibilizar uma gravação da Rádio Nacional com cerca de 54 minutos do Brasil x Espanha disputado no Maracanã em 13 de julho.

Com narração de Antônio Cordeiro e Jorge Cury, o trecho descoberto contém três gols da partida (o terceiro, quatro e quinto do Brasil), marcados por Chico (2) e Ademir.

Após o terceiro tento (aos 12h20 do áudio), Cordeiro narra que, na comemoração, Chico foi atingido por um rojão lançado das arquibancadas e que o ponta-esquerda precisou de atendimento médico à beira do campo.

- Por incrível que pareça, o jogador brasileiro foi atingido em campo por um foguete. Imagina se tivesse atingido um espanhol? O que eles diriam eles a esta altura - diz.

Depois do quinto gol do Brasil (aos 37m do trecho), marcado por Ademir aos 12 minutos da etapa final, Antônio Cordeiro mostra emoção.

- Cinco a zero ganha o Brasil. Espetáculo emocionantíssimo dos lenços brancos. Mais de 160 mil pessoas de lenços brancos em punho acenando para os espanhois.

Nos minutos finais da partida, o locutor mostra alegria ao contar que o time brasileiro joga ao som da marcha "Touradas em Madri", de Braguinha, entoada em coro pelos torcedores no estádio.

Uma alegria que serviu deixar os brasileiros super confiantes que a Seleção conquistaria pela primeira vez o título mundial de futebol três dias depois, diante do Uruguai. O que não aconteceria.

Durante a transmissão de Brasil x Espanha, um repórter em São Paulo informa o andamento de Uruguai x Suécia no Pacaembu. Jogo vencido pelos uruguaios por 3 a 2. Que voltariam a festejar no Maracanã em 16 de julho de 50.



Fonte: Blog Memória E.C. - GloboEsporte.com (texto), Soundcloud (áudio), Reprodução Internet (foto)