Remo: Fabiana Beltrame fala da busca por parceira e disputa na Copa do Mundo

Terça-feira, 16/06/2015 - 13:32
comentário(s)

A remadora brasileira Fabiana Beltrame está na cidade de Varese, na Itália, onde irá tomar parte da segunda etapa da Copa do Mundo de Remo, da próxima sexta-feira até domingo. Atleta do Vasco, Fabiana mais uma vez irá competir no single skiff peso leve, de que foi a vitoriosa na etapa da Copa em Bled, na Eslovênia, em maio. Embora bem sucedida no single skiff, ela sofre com um constante problema a ser resolvido pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Remo (CBR): a falta de uma parceira para o double skiff, para a Rio-2016.

Em Londres-2012, a parceira de Fabiana foi Luana Bartholo, que abandonou o esporte. Não é a primeira vez que Fabiana, maior nome do remo brasileiro na atualidade, enfrenta problemas pela falta da parceira. No ciclo olímpico de Londres-2012, ela e Luana só haviam começado a treinar em fevereiro daquele ano, meses antes do megaevento de julho e agosto. Agora, em junho, Fabiana ainda não sabe com quem poderá contar no Pré-Olímpico de novembro, no Chile, em que haverá três vagas para a América Latina na Rio-2016.

Atualmente, a mais cotada seria a rubro-negra Beatriz Tavares. A surpresa, porém, seria a cantora lírica brasileira Angélica de la Riva, aclamada na Europa. Filha de cubano com brasileira, ela remou cinco anos pelo Botafogo e quase foi a Atlanta-1996. Comenta-se até que Camila Carvalho, que foi a Pequim-2008, em dupla com Luciana Granato, no dois sem, poderia lutar pela vaga. Ela trabalha no COB e compete na classe masters pelo Vasco.

Otimismo para a Copa

Indagada sobre o tema, Fabiana comentou pelo Facebook:

— Ainda não (tem parceira). Mas há meninas treinando com o Julio (Soares, técnico da seleção brasileira ) e evoluindo bastante: Fernanda Nunes, do Flamengo, e a Emmanuelle Abreu, do clube Loureiro (da Barra). A Beatriz (Tavares) vai tentar voltar a ser peso leve.

Sobre as chances em Varese, a catarinense acha que são boas.

— Algumas rivais já competiram comigo em Bled, mas a rival mais forte é a alemã Judith Anlauf — afirmou. — Vieram também duas meninas novas, para ganhar experiência: a Sophia Py e Caroline Corado (ambas do Flamengo).

Após os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, Fabiana Beltrame irá ao Mundial, no skiff, em Aiguebelette, França, em agosto. Depois, virá o Pré-Olímpico em novembro, no Chile. A remadora esteve nos Jogos de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012.

Desde o bicampeonato na prova do dois sem dos irmãos Ronaldo e Ricardo de Carvalho, em Caracas-1983 e em Indianápolis-1987, o Brasil não ganha ouro no remo em pan-americanos. Fabiana é a esperança neste ano.



Fonte: O Globo Online