Remo: Vasco participa neste sábado da XIII Regata de Remo em Escaler do Corpo de Fuzileiros Navais

Quinta-feira, 28/05/2015 - 09:31
comentário(s)

Os fãs do esporte que forem à Enseada de Botafogo no próximo sábado, dia 30 de maio, por volta das 8h, terão uma diversão a mais, e, o que é sempte bom, totalmente gratuita: a Marinha do Brasil vai promover a 13ª Regata de Remo em Escaler Corpo de Fuzileiros Navais, por acaso do centenário da Liga de Sports da Marinha. A competição faz parte do já tradicional “Circuito Poder Marítimo”, que em 2015 completa sua 15ª edição. Este ano, a Regata comemorará três grandes eventos: O 207º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, o Centenário da Liga de Sports da Marinha e os 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro.

Para marcar esta data, foi escolhida a Enseada de Botafogo, cartão postal da cidade que até a década de 30 era a sede das principais regatas dos campeonatos de remo do Rio. Além das guarnições da Marinha, barcos de Vasco e Guanabara já foram confirmados. A partir das 8h deste sábado, haverá nove provas de diferentes modalidades, entre as quais o tradicional remo em escaler, canoe e remo de combate.

A centenária Liga de Sports da Marinha foi criada em 25 de novembro de 1915, tendo dado origem ao Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e ao Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), que atualmente conta com mais de 200 atletas de alto rendimento.

Uma das atrações do sábado será o remo em escaler, um dos esportes mais antigos praticados no Brasil e que pouco mudou desde então. Para homenagear o centenário da Liga dos Sports da Marinha com uma regata, o evento contará com a participação de um escaler nos moldes do antigos usados na época da criação da Liga, junto com uma tripulação vestida à caráter.



Fonte: O Globo Online