Cesar, ex-atacante do Vasco e pai de Julio Cesar, batizou filho caçula em homenagem a Bernardo

Quinta-feira, 07/05/2015 - 09:32
comentário(s)

Filho de Bacalhau, bacalhauzinho é. O lateral-esquerdo Julio Cesar, ao ser apresentado como novo reforço cruz-maltino na quarta-feira, revelou que repete o caminho do pai. Cesar atuou no Vasco em 1981. Foram apenas seis meses de Colina, mas, segundo o ex-centroavante, os melhores de sua vida futebolística. Envergou profissionalmente a camisa que veste desde pequeno e ainda foi convocado para a Seleção.

- Foi a melhor fase que eu tive na carreira. Consegui fazer bastante gols e vários bons jogos pelo Vasco. Chegamos até às quartas de final do Brasileiro e só saímos porque a Ponte Preta tinha a vantagem do empate (foram dois placares de 0 a 0). Fizemos uma campanha excelente. Fiz vários gols especiais, logo na minha estreia eu fiz um muito bonito. Se não engano, foi contra o Vila Nova (ele acertou, e o Vasco venceu por 3 a 1). Dei um lençol no goleiro de cabeça. Contra o Inter eu também fiz dois gols. Contra o Fluminense (nas oitavas de final), vencemos de 2 a 0 com um gol meu e outro do Roberto. No segundo jogo, estávamos perdendo de 3 a 0, fomos para o vestiário com a torcida vaiando a gente, na maior discussão. Aí no segundo tempo eu fiz dois gols e eliminamos o Fluminense (Veja no vídeo). Foi a melhor coisa que aconteceu na carreira. Primeiro, porque sou Vasco e outra porque eu joguei muito no Vasco e fui para a seleção brasileira. Se não me engano, fiz mais gols até do que o Roberto nesse Brasileiro (errou: 14 para Dinamite, 11 para Cesar) - enumerou.

Contratado pelo Vasco em negociação que também colocou o lateral-direito Rosemiro na Colina - Paulinho foi para o Palmeiras -, Cesar já havia tentado levar o filho para São Januário na gestão do ex-companheiro e seu maior ídolo Roberto Dinamite.

- Sempre fui Vasco. Foi a minha maior felicidade ele vir para o Vasco. Sempre torci para ele jogar no Vasco. Eu pensava que já na época do Roberto ele iria para o Vasco. Eu achava que o Roberto iria contratá-lo, mas parece que ele não se interessou, apesar de uns amigos terem conversado com o Roberto antes de ele ir para o Botafogo. Eu também não corri atrás, mas foi bom. Foi para o Botafogo, foi campeão carioca. Ele sempre é campeão em todos os times. Leva sorte, além da competência dele. Ele tem muita estrela, mas também muita competência.

Se Cesar sempre foi Vasco, Julio Cesar, apesar de ter revelado durante a sua apresentação que torceu pelo Vasco na infância, já disse em outras entrevistas ser palmeirense. O pai explica:

- Ele tem uma preferência pelo Palmeiras, porque morou bastante tempo em São Paulo com a mãe dele. Mas no Rio ele é Vasco.

Cesar não tem coração dividido. É muito vascaíno, e a prova maior e mais recente foi dada há um ano e oito meses, quando seu filho caçula nasceu. O vascaíno Bernardo o inspirou no momento de batizar a cria.

- Tenho um filho de 1 ano e 8 meses. Vascaíno e vai jogar no Vasco. Botei o nome dele de Bernardo por causa do Bernardo do Vasco. Antes de jogar bola, eu ia para o Maracanã ver os jogos do Vasco. Meu ídolo era o Roberto. Em 1974, ele foi campeão brasileiro. Eu jogava no Bonsucesso e ia ver os jogos do Vasco. Quando o Julio estava no Botafogo, eu torcia para o Vasco ganhar, mas torcia para ele jogar bem, e ele sempre me ferrava. Jogava bem, e quando ganhava do Vasco me zoava. Já meteu gol no Vasco, acho que pelo Fluminense, e deu passe para um acho que do Bolívar no Botafogo.

Se doeu vê-lo jogando bem contra seu Vasco, imaginem como Cesar se sentiu ao ver o filho com a camisa do maior rival - Julio teve apagada passagem pelo Flamengo no início dos anos 2000. Ficou feliz pelo filho em uma grande equipe, mas ouviu muito dos amigos na Ilha do Governador.

- Em primeiro lugar eu torcia para que ele se destacasse, porque estava em seu início de carreira. Mas não foi muito legal para mim, não. Porque aqui na Ilha, onde eu moro, fui muito zoado (risos). Sempre fui antiflamenguista, como todo vascaíno é, mas eu estava torcendo para que ele se desse bem. E foi. Foi campeão no Flamengo, mas era muito novo e deu sequência na carreira.

O pai deu lugar ao entendedor de futebol para avaliar o novo reforço vascaíno e apostou em sucesso. Não só do filho, mas de Gilberto e da imensa torcida vascaína, que, com Julio na lateral, terá mais motivos para seguir bem feliz. Pelo menos de acordo com Cesar, que repetiu várias vezes durante a entrevista a frase "ele vai ajudar muito o Vasco".

- Dá mais experiência ali. Apoia muito bem e tem um bom passe. Ele vai contribuir muito, isso vocês podem ter certeza. Ele vai deixar o Gilberto várias vezes na cara do gol. Vai ajudar muito o Vasco.




Fonte: GloboEsporte.com