Gepe descarta isolar torcidas rivais no Setor Norte; Botafogo emite nota criticando venda a vascaínos

Quarta-feira, 29/04/2015 - 16:48
comentário(s)

Com três setores esgotados – Sul (Vasco), Maracanã Mais e Leste inferior (áreas mistas) –, os vascaínos iniciam corrida para comprar ingressos do lado da torcida do Botafogo, no setor Norte. Com mais de 35 mil ingressos vendidos até o início da tarde, os torcedores do time de São Januário tentam correr atrás de entradas para o local do adversário. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) acompanha a movimentação e já admite administrar torcedores dos dois times no mesmo setor. A entrada de cruz-maltinos no setor destinado aos botafoguenses, porém, só será permitida sem camisa do Vasco.

O Gepe avisa ainda que qualquer indício de confusão serve como motivo para expulsar os vascaínos do Maracanã, se assim forem identificados pelo policiamento. Um dos responsáveis pelo batalhão do tenente-coronel João Fiorentini lembrou que situação semelhante se deu em 2013, na semifinal da Copa do Brasil. Naquela ocasião cerca de 200 torcedores do Flamengo foram para o lado do Botafogo, mas metade destes terminou sendo retirada do estádio após problemas criados no lado alvinegro.

A Polícia descartou, ao menos por enquanto, agrupar os botafoguenses, mesmo se estiverem em número reduzido, apenas no setor inferior da arquibancada, por exemplo – o que permitiria uma divisão setorizada dos vascaínos e evitaria qualquer risco de confusão.

– Não podemos estimar preliminarmente que a torcida do Botafogo não vai comprar seus ingressos para o jogo – justificou o Gepe.

Da mesma forma, está descartada a formação de um cordão de isolamento humano, o que era feito em casos desse tipo no Maracanã, antes da última reforma.

Em nota oficial na qual reclama de "manifestações irresponsáveis vindas da imprensa", o Botafogo demonstrou preocupação com o fato de os vascaínos estarem comprando ingressos para o Setor Norte, o que pode resultar em "brigas e conflitos". Confira a íntegra do comunicado:

O Botafogo de Futebol e Regatas vem por meio desta registrar sua surpresa e o mais absoluto repúdio a certos elementos da imprensa que estão procurando estimular a compra de ingressos no Setor Norte – destinado exclusivamente aos torcedores do Botafogo – por torcedores do Vasco da Gama.

Tratam-se de manifestações irresponsáveis que, se acolhidas por torcedores desinformados, poderão causar graves problemas para segurança do jogo, com risco de brigas e conflitos. O Botafogo recomenda e espera que as áreas previamente destinadas às torcidas sejam respeitadas e que cada torcida ocupe seus espaços ou distribuam-se pelas as áreas mistas, de modo a que tenhamos uma partida sem nenhum incidente.


Fonte: GloboEsporte.com