Artilheiro do Vasco, Gilberto não finalizou no 1º jogo da final

Segunda-feira, 27/04/2015 - 12:37
comentário(s)

Camisa 9 nas costas e a esperança de milhões de vascaínos e botafoguenses nos pés. Artilheiros de suas equipes no Campeonato Carioca com seis e oito gols, respectivamente, Bill e Gilberto driblaram a desconfiança dos torcedores ao longo do torneio e viraram protagonistas na decisão. Mas não conseguiram fazer a diferença no primeiro ato da final do estadual. Faltou poder de decisão e, claro, balançar a rede adversária.

Coube a Rafael Silva sair do banco de reservas para decidir o clássico a favor do Vasco. Herói na semifinal contra o Flamengo, Gilberto teve atuação apagada. Antes do jogo, a torcida cantava que ele era melhor do que o rubro-negro Marcelo Cirino. Mas o desempenho em campo deixou a desejar. Autor de oito gols no Carioca, ele não finalizou contra a meta de Renan e só deu nove passes durante os 90 minutos - seis certos. Nos primeiros 20 minutos de jogo, por exemplo, praticamente nenhum toque na bola. De bom, apenas o número de faltas recebidas: sete, o mais caçado do time cruz-maltino.

Na primeira boa jogada que participou, Gilberto recebeu a bola e tentou o drible. Errou. Dagoberto passava livre pela esquerda e reclamou. No outros dois lances de perigo, o camisa 9 tentou o passe para o companheiro. No primeiro, Dagol não alcançou o cruzamento. No segundo, o corta-luz foi bloqueado pela defesa.

Bill perde a melhor chance do Botafogo

Bill não saiu de campo com a vitória, mas teve vida bem mais movimentada durante os 90 minutos. Foram duas grandes chances. Uma logo com 20 segundos de bola rolando que parou nas mão de Martín Silva. E outra, a melhor do Botafogo no jogo, na cara do gol. Após passe de Rodrigo Pimpão, o atacante viu Madson escorregar na marcação e tentou um toque por cima de Martín. A bola saiu raspando a trave direita.

A luta foi intensa durante o jogo. Assim como a disputa por espaço com Luan e, principalmente, Rodrigo. Bill terminou a partida com três finalizações e quatro faltas recebidas. Tentou até de bicicleta. Instantes antes do gol de Rafael Silva, viu a bola passar a poucos metros de seu pé após cruzamento rasteiro - e forte demais - de Sassá. Saiu de campo derrotado, mas com uma certeza: a esperança no título continua.

- Buscamos até o final. Não pode tomar um gol desses, com a bola passando pelo chão, mas estamos vivos - garantiu.

Vasco e Botafogo encerram o Campeonato Carioca de 2015 no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. O Cruz-Maltino joga com a vantagem do empate para encerrar o jejum de títulos de 12 anos no Rio de Janeiro. O Alvinegro precisa vencer por um gol para levar a decisão para os pênaltis. Vitória por dois ou mais gols garante a taça ao time do técnico René Simões.

Gilberto nos 90 minutos

0 finalizações
6 passes certos
3 passes errados
7 faltas recebidas
1 roubada de bola

Fonte: GloboEsporte.com