Futebol 7: Carlos Gandola responde treinador rubro-negro: 'Ele tem que parar de ser sombra do Falcão e criar notícia'

Quinta-feira, 23/04/2015 - 13:31
comentário(s)

Em qualquer modalidade, Flamengo e Vasco é uma rivalidade natural. Coincidentemente, os ânimos entre os dirigentes cruzmaltino e rubro-negro, Carlos Gandola e José Moraes, respectivamente, esquentaram após o título conquistado pelo Gigante da Colina em cima do time da Gávea logo no início de 2015: a Copa dos Campeões.

Desde a época que a atual gestão do Vasco Fut7 comandava o Madureira, a rivalidade e o equilíbrio entre os atletas em campo predominava, com jogos bastante disputados. Na última sexta-feira (17), o treinador e gestor do Flamengo, José Moraes, concedeu uma nova entrevista exclusiva ao Jornal F7.com, falando de diversos assuntos, entre eles a forma física do Falcão, uma suposta ausência de títulos e a perda dos 100% de aproveitamento na Copa Rio.

Carlos Gandola, dirigente cruzmaltino, por sua vez também fez questão de responder o rubro-negro, informando, inclusive, que, possivelmente, o craque das quadras e agora do Vasco no Fut7, Falcão, também deverá se pronunciar sobre a declaração de José Moraes sobre a sua forma física. Confira abaixo, na íntegra, como foi a entrevista de Carlos Gandola.

Entrevista de José Moraes

Gandola, que leu a entrevista de José Moraes, não ficou satisfeito com as afirmações que o treinador rubro-negro fez. Mas destacou a excelente campanha conseguida pelo Vasco da Gama na primeira fase da Copa Rio, terminando como primeiro colocado geral, com 100% de aproveitamento.

- No dia que o Fut7 do Flamengo falar pela diretoria do Flamengo, podemos envolver a direção do Vasco em um debate desse. Eu não vou entrar na questão do Flamengo. O Flamengo é problema do Flamengo, eu só falo pelo Vasco. Quero parabenizar os meus atletas por terem feito a melhor campanha da primeira fase, atingindo 100% dos pontos. O que eu achei da entrevista? Confesso que estou em uma tremenda dúvida: se isso é uma peça de ficção científica ou é uma comédia - afirmou.

Esgotamento físico

No final do ano de 2014, o Flamengo eliminou o Madureira, clube que a atual diretoria cruzmaltina comandava na temporada passada, na semifinal do último campeonato do calendário da federação: o Campeonato Carioca. Gandola, no entanto, destacou a exaustão física de seus atletas e do Fluminense, que fizeram uma maratona de jogos, disputando, em determinados momentos, mais de duas competições paralelamente.

- Se não me falha a memória, o Fluminense e o Madureira, que era o time dirigido por nós no ano passado, chegaram a marca de 12 jogos em 17 dias. É brabo, é muito difícil. E o Flamengo estava em casa esperando. Isso foi por opção nossa, por qualidade técnica de Fluminense e Madureira, que chegaram em todos os torneios. O Flamengo, se não chegou, foi por problema deles e não interessa ao Vasco quais foram os motivos - afirmou.

Além disso, o dirigente do Gigante da Colina afirmou que, apesar da rivalidade entre cruzmaltinos e rubro-negros ser algo comum em qualquer esporte, o time que mais causa problemas aos jogadores do Vasco no Fut7 é o Fluminense, que é comandado por Marco Fialho. Carlos Gandola disse ainda que devido ao grande números de competições que os seus atletas e o do Tricolor chegaram às finais na temporada de 2014, a exaustão física pesou na fase decisiva do Campeonato Carioca.

- A rivalidade é natural de Flamengo e Vasco. No Fut7 a nossa briga foi palmo a palmo com o Fluminense, que é dirigido pelo Fialho, que é um dos melhores técnicos da modalidade. Disputamos título por título, disputamos todas as grandes competições com o Fluminense. No final do ano, é verdade. Nós não vamos ficar aqui desmerecendo o campeão porque nós não tivemos condições de chegar fisicamente inteiros no final do ano. Mas, a última competição, Fluminense e Madureira chegaram destruídos por uma competição monstruosa, jogos dias de semana, jogos finais de semana. E o Flamengo, como foi eliminado de tudo, ficou em casa descansando, esperando a gente chegar no estado em que chegamos - explicou.

Na sombra de Falcão

O Vasco Fut7 anunciou, no início dessa temporada, a contratação do maior jogador brasileiro de futsal da atualidade: o craque Falcão. Além dele, a equipe ainda anunciou nomes conhecidos das quadras, como Vander Carioca e Cabreúva. Com os atletas contratados, Gandola garantiu que não adianta ficar vivendo de passado e afirmou que quem vive às custas do sucesso dos outros é sombra.

- O Zé Moraes não tem que se meter no Vasco, o Zé Moraes tem que tomar conta dele. A sensação que dá é que as pessoas querem viver às custas do brilho dos outros. Quem vive às custas do brilho dos outros é sombra. Então, ele tem que parar de ser sombra do Falcão e criar notícia. Não adianta ele ficar querendo fazer a história do museu do F7 se não tiver novos investimentos. É realmente um absurdo a tentativa de aparecer às custas dos outros. Quem não tem luz própria é sombra - destacou.

Além disso, Gandola rebateu as afirmações de Zé Moraes, que informou que sua matéria teve mais curtidas no Facebook do que de outras personalidades esportivas, como a de Anderson Silva. O dirigente cruzmaltino, no entanto, destacou a grande repercussão que a contratação de Falcão teve ao ser contratado pelo Vasco.

- Eu estou numa torcida muito grande que o Zé Moraes possa ser notícia, que ele possa ter curtidas com a sua própria perna. A apresentação do Falcão teve 20 mil curtidas. O Zé Moraes quer participar de um campeonato de curtidas e está participando na sombra dos outros. Quando ele for notícia pelos seus próprios méritos, eu vou bater palmas de pé. Por enquanto, ele é só sombra do Falcão - explicou.

Carlos Gandola disse ainda que Falcão também não deve ficar em silêncio sobre as novas afirmações de José Moraes.

- Provavelmente o Falcão deve responder também (às declarações do Zé). Manda ele (Zé) ligar o contador de curtidas e, lembrando, que as curtidas são do Falcão e que ele é sombra - sentenciou.

Ausência de competições?

José Moraes afirmou ainda, em sua entrevista, que o Flamengo só não conquistou alguns campeonatos, pois não teria disputado. Gandola, no entanto, rebateu o treinador rubro-negro, lembrando de diversas competições, em 2014 e 2015, que o time da Gávea foi eliminado.

- Na entrevista passada eu afirmei e continuo afirmando que o Jornal F7 é o grande responsável por toda a cobertura que acontece no F7. A maior divulgação, é a fonte de alimentação para todas as outras mídias. No Brasileiro, o Flamengo foi eliminado pelo Corinthians, procede? Ou o Flamengo não disputou o campeonato? Copa dos Campeões, o Flamengo foi eliminado pelo Vasco, procede? Ou o Flamengo não jogou o campeonato? Esse ano, foi vice para o Vasco? (Risos) Torneio Rio-São Paulo, vice para o Madureira. Vice de novo. Qualifying Grandprix, eliminado pelo Fluminense. Grand Prix, vice para o Corinthians, de novo. Torneio de Verão, jogando em casa, foi o lanterna - destacou.

Qualidade no comando

Na primeira entrevista ao JornalF7.com, Carlos Gandola afirmou: "eu acho que ele (Zé Moraes) não seria treinador de nenhum time da categoria, a não ser o que ele é gestor". No entanto, esta afirmação não foi rebatida por José Moraes, ganhando destaque, novamente, aos olhos do dirigente cruzmaltino, que fez questão de fazer uma lista com nome de grandes treinadores ao redor do Brasil.

- A outra polêmica, que ele fugiu, é que eu continuo reafirmando que ele não seria técnico em lugar nenhum. Só por alto aqui, e vou tirar dessa avaliação o técnico do Vasco, e a própria história, para frente, não o passado, vai mostrar o que ele é. Fialho (Fluminense), que é um absurdo como técnico, chegou nas finais de todos os campeonatos importantes; Diogo Durão (Botafogo), que dispensa comentários sobre a sua qualidade; Maurição (Rio Branco); Dilma (Camaçari); Erick e o Patinho, que fazem um trabalho monumental no time que eles são técnicos e, infelizmente, não podem aparecer porque sempre tem gente tentando aparecer mais do que eles; o Mathias, do Atlético Paranaense em 2013, que foi eleito na Liga o melhor técnico. Tem muito técnico de verdade com condições de Seleção Brasileira - afirmou.

Ainda elogiando a qualidade de Maurição, do Rio Branco, Gandola destaca a conquista do título mundial pela equipe do Espírito Santo, mostrando que os times de fora do Rio de Janeiro vêm fazendo um grande trabalho, conseguindo conquistar seus objetivos.

- Na entrevista do Flamengo tem um ponto interessante, que me leva a uma correção histórica: não ter citado o Maurição e o título que eles levaram no mundial. É mais um que deixei fora. E mostrando, mais uma vez, que os clubes de fora do Rio de Janeiro, tem feito um esforço monumental e tem atingido os seus objetivos por méritos - elogiou.

Perda dos 100% de aproveitamento

Na sexta rodada da Copa Rio, o Flamengo sofreu o gol no último minuto e empatou com a Cabofriense. Com o resultado, que não tirou o primeiro lugar do grupo C do Rubro-negro, o time da Gávea perdeu os 100% de aproveitamento. Gandola não gostou das afirmações de José Moraes sobre o time sobre o confronto com o Tricolor Praiano e fez questão de responder, destacando o esforço, capacidade e dedicação das equipes de menor investimento.

- No que se refere a tentativa de explicar a perda de pontos no Carioca, é assim mesmo. As pessoas, pelos méritos, vão buscando os seus objetivos. Não adianta ficar tentando desmerecer os outros times. Toda vez que jogar com os times de maiores investimentos, os times de menores investimentos, e não menor em capacidade, em esforço, em dedicação, vão buscar os pontos. E buscam pelos seus méritos. É um absurdo, em um esporte em desenvolvimento, tentar tirar os méritos desses times que têm se esforçado muito para fazer a nossa modalidade ser o que é hoje.

Flamengo

Apesar de responder diretamente ao treinador e gestor do Flamengo, Gandola fez questão de elogiar o elenco rubro-negro e a comissão técnica que, segundo o dirigente cruzmaltino, é extremamente capacitada, conseguindo alçar grandes voos em diversos campeonatos.

- Eu só quero fazer uma referência, depois de tantas que ele fez ao time do Vasco, eu só quero fazer uma referência ao time do Flamengo. Que entendam que nenhuma dessas críticas vão para os atletas. Respeito muito os atletas do Flamengo, respeito muito o Patinho, respeito muito o Erick, respeito o Zé. Só lamento que o Zé Moraes tem de aparecer mais que esses atletas, que dão o brilho, fazem o show e se esforçam mostrando a sua excelente capacidade técnica. Então, ao time do Flamengo, aos atletas do Flamengo, eu peço desculpas, porque eu jamais teria feito um comentário desse sobre o que eu acho do Zé Moraes, me referindo ao time do Flamengo, se não tivesse alguém querendo aparecer mais que os atletas. Fica a dica: ninguém tem que ter vergonha alheia por ninguém - finalizou.

Gandola não gostou das declarações do gestor e treinador rubro-negro José Moraes

Fonte: Jornal F7