Confira como foram os últimos confrontos entre Vasco e Urubu pela fase decisiva do Estadual

Sábado, 11/04/2015 - 09:46
comentário(s)

Se o retrospecto entrasse em campo, as torcidas de Vasco e Flamengo iriam empatar no quesito confiança na semifinal do Campeonato Carioca de 2015. No século 21, a vantagem em jogos decisivos pelo Estadual é toda rubro-negra: oito vitórias em 10 confrontos. Mas os únicos triunfos cruz-maltinos vieram justamente nas duas últimas vezes que os rivais se enfrentaram em uma fase semifinal.

Foi em 2012. Flamengo e Vasco duelaram tanto na semifinal da Taça Guanabara quanto da Taça Rio. No primeiro jogo, 2 a 1 para o time de São Januário. No segundo confronto, repeteco: 3 a 2. Essa foi a última vitória do Cruz-Maltino sobre o rival. O jejum já tem quase três anos e 10 jogos.

As estatísticas negativas não preocupam o técnico Doriva. Tampouco as vitórias nas semifinais animam o comandante vascaíno. De olho no título estadual, ele avisa que pretende escrever uma nova história em São Januário. O primeiro jogo da semi deste ano será às 16h deste domingo, no Maracanã.

- Sabemos das estatísticas que envolvem esse confronto, mas estamos preocupados única e exclusivamente com esse jogo de domingo. Queremos escrever uma nova história, passar pelo Flamengo e chegar na final - avisou.

O placar de 8 a 2 em mata-matas no Carioca neste século pode até ser animador para a torcida rubro-negra, mas não é algo que servirá de base para Vanderlei Luxemburgo. O treinador do Fla elogia a grandeza do rival e acha que o clássico sempre tem um capítulo à parte.

- Cada jogo entre Flamengo e Vasco é diferente dos outros. E é diferente um do outro. O adversário tem camisa, tem tradição. O jogo começa agora, mas termina só na próxima semana. Vamos saber se diminuiremos a vantagem ou aumentaremos - disse Luxa.

Desde 2001, os rivais se encontraram em três decisões do Campeonato Carioca (2001/04/14), seis semifinais (2001/04/08/10 e duas vezes em 2012) e mais uma final de turno (2011). Em âmbito nacional, houve ainda a decisão da Copa do Brasil de 2006, com mais uma vitória do Flamengo.

2014*
Final do Carioca
Jogo de ida - Flamengo 1 x 1 Vasco (Paulinho / Rodrigo)
Jogo de volta - Vasco 1 x 1 Flamengo (Douglas / Márcio Araújo)

*Flamengo sagrou-se campeão

2012
Semifinal da Taça Guanabara
Vasco 2 x 1 Flamengo (Alecsandro e Diego Souza / Vagner Love)

Semifinal da Taça Rio
Vasco 3 x 2 Flamengo (Felipe 2x e Éder Luis / Kleberson e Vagner Love)

2011
Final da Taça Rio
Flamengo (3) 0 x 0 (1) Vasco

2010
Semifinal da Taça Rio
Flamengo 2 x 1 Vasco (Vagner Love 2x / Thiago Martinelli)

2008
Semifinal da Taça Guanabara
Flamengo 2 x 1 Vasco (Fábio Luciano e Ronaldo Angelim / Alan Kardec)

2004
Semifinal da Taça Guanabara
Flamengo 2 x 0 Vasco (Felipe e Henrique)

Final do Carioca
Jogo de ida - Flamengo 2 x 1 Vasco (Rafael, Fabiano Eller / Coutinho)
Jogo de volta - Vasco 1 x 3 Flamengo (Valdir / Jean 3x)

2001
Semifinal da Taça Guanabara
Flamengo 1 x 0 Vasco (Beto)

Final do Carioca
Jogo de ida - Vasco 2 x 1 Flamengo (Viola e Juninho Paulista / Petkovic)
Jogo de volta - Flamengo 3 x 1 Vasco (Edilson 2x e Petkovic / Juninho Paulista)

Fonte: GloboEsporte.com