Doriva volta a dirigir um time em reta final de Estadual 1 ano após vencer o Paulista pelo Ituano

Quinta-feira, 09/04/2015 - 14:31
comentário(s)

Com uma carreira extremamente vitoriosa como jogador, incluindo a conquista de diversos títulos expressivos e a disputa de uma Copa do Mundo, Doriva não imaginava que ao decidir pela profissão de treinador, teria um início tão promissor. Com apenas um ano no novo ofício, ele já conquistou um Campeonato Paulista em 2014 e tem a chance de levar o Carioca de 2015, caso supere o desafio de encarar os chamados clubes grandes do Rio de Janeiro na fase decisiva da competição.

Na Taça Guanabara, venceu o Fluminense, empatou com o Botafogo e perdeu para o Flamengo, adversário da semifinal que também o derrotou no torneio Super Series, no início da temporada.

Ano passado, em sua estreia como técnico, realizou uma campanha surpreendente e levou o modesto Ituano ao título do Paulistão. A façanha abriu portas ao Atlético-PR, mas por lá, ficou apenas oito jogos até receber o convite do Vasco. Com quatro meses de trabalho em São Januário, ele dará um grande passo para sua afirmação no mercado em caso de conquista do Estadual.

Sempre sereno e comedido, Doriva relembrou seu começo com pé direito e desejou a repetição do feito.

"No Ituano foi sofrido também. É sempre assim. Estou pronto para os desafios. Naquela ocasião fomos campeões. Colocamos nosso nome na história do Ituano e do Campeonato Paulista. Se Deus quiser espero repetir isso no Vasco", disse.

Para assumir o Cruzmaltino, Doriva teve que abrir mão de um contrato que já havia assinado com o Botafogo (SP). Como o vínculo previa uma multa, o clube paulista exerceu seu direito e foi preciso o Cruzmaltino assumir a dívida, que foi parcelada em acordo após ameaças de processo na Justiça.

Atualmente com 42 anos, ele encerrou sua carreira de jogador aos 35 no Mirassol, após detectar anormalidades no coração. Em seus tempos de volante, foi campeão mundial, da Libertadores, da Recopa e da Supercopa pelo São Paulo. No Atlético-MG, conquistou a Copa Conmebol. No exterior, foi bicampeão português pelo Porto (POR) e campeão da Copa da Liga Inglesa pelo Middlesbrough (ING). Pela Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 1998.

Dois jogadores do elenco também podem realizar façanha

Caso o Vasco conquiste o Estadual, dois jogadores do elenco poderão repetir a façanha de ganhar o Paulista e o Carioca na sequência, são eles o zagueiro Anderson Salles e o atacante Rafael Silva. Ambos eram atletas de Doriva no título de 2014.

Atualmente, Salles tem sido titular no Cruzmaltino após a lesão de Rodrigo. Silva é reserva, mas na última partida, diante do Volta Redonda, entrou e fez um gol na goleada por 4 a 1.

Fonte: UOL