Dupla Fla-Flu pode recorrer ao MP para tirar Rubens Lopes da presidência da FFERJ, diz colunista

Quinta-feira, 09/04/2015 - 07:33
comentário(s)

Fla, Flu e o MP...

As diretorias de Flamengo e de Fluminense estudam com cautela algumas estratégias para derrubar o poder de Rubens Lopes na presidência da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

Por ora, a mais viável envolve o acionamento do Ministério Público, repetindo a ação que afastou do cargo o ex-presidente Eduardo Viana, em outubro de 2004.

Na oportunidade, o lendário Caixa D'Água, eleito em 85, foi denunciado por desvio de renda pela promotora Márcia Velasco, da 23ª Promotoria de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos do MP, após diligências do delegado Ricardo Codeceira, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

QUADRILHA.

O juiz da 37ª Vara Criminal, Geraldo Prado, aceitou a denúncia e decretou o afastamento de Eduardo Viana e outros cinco dirigentes da entidade, baseado nos artigos 5º e 37º do Estatuto do Torcedor, que preveem o afastamento preventivo de dirigentes envolvidos em irregularidades.

Foram encontrados recibos fraudulentos que apontaram, à época, o desvio de R$ 866 mil da renda de jogos no Maracanã.

Os acusados responderam às acusações de formação de quadrilha, fraude processual, estelionato e falsidade ideológica.

TRAMA.

Rubens Lopes, o Rubinho, vice-presidente de então, foi, curiosamente, quem mais se beneficiou do caso, assumindo interinamente por dez meses.

O Caixa D'Água retomou o poder em junho de 2006 através de uma liminar, mas veio a morrer dois meses depois, abrindo o caminho para Rubens Lopes _ odiado pelo "velho" Caixa.

E vem daí a aliança com Eurico Miranda que, também brigado com Eduardo Viana, trabalhou para legitimar a posse de seu novo aliado na batalha contra Hildo Nejar, que tinha o apoio da dupla Flamengo e Fluminense.

VANTAGEM.

Desde a última reeleição de Rubens Lopes, em março do ano passado, os dois clubes estudam medidas para destronar o cartola que ficará na presidência da Ferj até dezembro de 2018.

Na época, tinham o apoio de Roberto Dinamite que acabou roendo a corda às vésperas da final do Estadual.

Por mais estranho que possa parecer, o Flamengo foi o clube que mais conquistou os títulos estaduais na gestão Rubens Lopes: cinco, em oito anos de mandato.

O Botafogo levou dois e o Fluminense, um.

Fonte: Blog Futebol, Coisa & Tal... - Extra Online