Ex-presidente do Vasco-AC relembra jogo entre o Vasco carioca e o Rio Branco em 1982

Segunda-feira, 30/03/2015 - 18:26
comentário(s)

Paulo Maia Sobrinho, ex-cronista esportivo e ex-presidente do Vasco-ACMuitos dos acreanos de hoje não tiveram a chance de ver o Vasco jogar em Rio Branco, capital do estado. O Cruz-Maltino carioca, que tem um "primo pobre" nas terras de Chico Mendes e Marina Silva, fez dois amistosos no Acre na década de 80 e o jogo contra o Rio Branco na quarta-feira, pela primeira fase da Copa do Brasil 2015, será o primeiro oficial. O Gigante da Colina nunca perdeu no estado e tentará manter a escrita.

Os registros ficaram na memória, já que na época o uso de câmeras fotográficas era escasso na região. Na primeira atuação, o Vasco bateu o Estrelão por 1 a 0 em 9 de junho de 1982, no antigo estádio José de Melo (que é o atual Centro de Treinamento do Rio Branco), no primeiro amistoso no estado. O gol da vitória foi marcado por Cláudio Adão.

A partida jamais sairá da cabeça do ex-cronista esportiva e ex-presidente do Vasco-AC, Paulo Maia Sobrinho. Na época, o agora aposentado foi chamado para compor uma equipe de rádio, que transmitiu o jogo. Ele teve a missão de acompanhar o confronto no gramado e entrevistar Roberto Dinamite.

- O Vasco veio com o time titular, com Acácio, Pedrinho, Dudu, Pedrinho Gaúcho, Ernani e o Dinamite. Mesmo sendo repórter comemorei o gol. Lembro de algumas coisas. A mais marcante é que tive a honra de informar ao Roberto Dinamite que ele tinha sido convocado de surpresa para a seleção brasileira. O Careca se lesionou e o Vasco estava jogando aqui. No intervalo do jogo, o Campos Pereira (ex-cronista esportivo) disse: "fica pronto, porque o Dinamite acaba de ser convocado". Em primeira mão. Você não imagina minha ansiedade. Acompanhei ele (Dinamite) para no final dar a notícia. Tanto é que ele não acreditou, falou: "você está brincando". Foi uma noite memorável - relembrou.

Paulo Maia foi dirigente da Federação Acreana de Desporto (FAD), diretor, vice-presidente e presidente do Vasco-AC entre 1983 e 1988, além de uma passagem pelo Atlético-AC, no início da década de 80. Com 62 anos, está aposentado e é disputa provas de ciclismo no estado, na categoria master C.

- Torço para o Rio Branco levar para o segundo jogo. Mas a gente sabe que se for para o Rio de Janeiro vai ser uma vergonha muito grande - opinou.

Clique aqui e veja o vídeo

2º AMISTOSO

A última atuação do Vasco no Acre foi em 22 de julho de 1988, em novo amistoso. Dessa vez, o adversário foi outro. O Gigante da Colina venceu o Independência por 3 a 0, gols marcados por Vivinho, Sorato e Bismark. O Tricolor de Aço, como é conhecido o time acreano, apesar do grande número de torcedores no estado, disputa a Segundona do estadual.

Fonte: GloboEsporte.com