Remo: Vasco teve na 1ª Regata do Estadual 2015 seu melhor desempenho desde 2011

Segunda-feira, 30/03/2015 - 04:24
comentário(s)

Não obstante o título não tenha sido conquistado, pode-se dizer que o desempenho do Vasco da Gama na primeira regata do Campeonato Estadual de remo foi um marco no que tange ao objetivo do clube de se reerguer no esporte após anos ostracismo e de recuperar a hegemonia no número de títulos. O déficit de atletas e de material – barcos, remos e ergômetros, sobretudo – ainda é extremamente nítido, mas o Almirante obteve no último domingo (22/03) um desempenho o qual não lograva há muito tempo.

No Campeonato Estadual, o Vasco não obtinha uma resultado final tão expressivo em regata desde 2011. A última regata na qual o Gigante da Colina havia marcado presença em todas as provas do programa havia sido no já longínquo 10 de setembro de 2011, na 5ª regata do Campeonato daquele ano. Desde então, o clube sempre falhava em muitas provas do programa, processo que se configurou devido à debandada de atletas que ocorreu na gestão Roberto Dinamite, sobretudo a partir de 2012, ano a partir do qual, até 2014, houve regatas nas quais o Vasco disputou apenas quatro ou cinco páreos.

Com três ouros, cinco pratas e cinco bronzes (ficando fora do pódio apenas em dois dos quatorze páreos), o Vasco ficou em segundo lugar na regata que abriu o Estadual em 2015, com 111 pontos (contra 160 do campeão Flamengo e 98 do Botafogo, terceiro lugar na regata e atual bicampeão Estadual e Brasileiro). A última vez que o Vasco havia terminado uma regata ente os dois primeiros havia sido também em 2011, mais precisamente na 2ª regata daquele ano, disputada inicialmente em maio e com as últimas provas sendo realizadas em junho. Desde então, o clube terminou em terceiro lugar em todas as oportunidades, sendo que de 2012 a 2014 na maioria das vezes esteve mais próximo de clubes como Rema Campos e Escola Naval do que os líderes Botafogo e Flamengo, consolidando-se, desta forma, como terceira força do remo do Rio de Janeiro. Quanto à última regata do Estadual vencida pelo Vasco, a distância é ainda maior. Foi a oitava e última regata de 2009, em 15 de novembro.

Pensar no título do Campeonato com este déficit material e de atletas e com a competição tendo apenas quatro regatas neste ano – menos tempo de recuperação após a primeira regata, na qual, para o Campeonato, o Vasco está em terceiro lugar, com os descontos das provas Master e Infantil – é difícil, mas quem sabe, talvez esse jejum de quase seis anos sem vencer uma regata seja quebrado. Para além disto, a última vez em que o clube conquistou o Campeonato Estadual foi em 2008. O último grande título foi o Campeonato Brasileiro de 2009, sendo o derradeiro grande feito antes da base dos anos anteriores ter sido desmontada devido aos enormes atrasos nos pagamentos.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes