Natação Paralímpica: Susana Schnarndorf se prepara para torneio em Berlim

Sábado, 28/03/2015 - 19:44
comentário(s)

Campeã mundial paralímpica dos 100m peito, título conquistado em Montreal, em 2013, a gaúcha Susana Schnarndorf tem entre as principais metas os Jogos Para-Pan-Americanos e o Mundial, ainda este ano, e em especial, as Paralimpíadas do Rio, ano que vem. Rumo a estes objetivos maiores, ela viaja no próximo dia 12 de abril para Berlim para o meeting internacional paralímpico IDM Berlim. Ao todo, o Brasil mandará dez nadadores à competição, que vai de 12 a 19 de abril.

— É uma competição muito importante dentro da natação paralímpica. Os principais países e atletas estarão lá — declarou ela. — Em Berlim, vou nadar os 50m, 100m e 400m livre, os 100m peito e os 200m medley.

Susana é uma ex-triatleta e atualmente, no esporte paralímpico é classificada como S6, em que S vem de swimming (natação em inglês) e 6 indica seu grau de deficiência. Quanto menor o número, maior a deficiência. A atleta de 45 anos sofre de hemiplegia do lado esquerdo e de um conjunto de doenças degenerativas, devido ao mal de Parkinson, que a acometeu em 2005. No triatlo, havia ido pentacampeã brasileira, entre 1993 e 1997, além de ter disputado os Jogos Pan-Americanos de 1995, em Mar del Plata, na Argentina, e três edições do Iron Man, no Havaí, na década de 90. À época, não chegou a ir às Olimpíadas, porque o triatlo não fazia parte do programa olímpico.

Depois do problema de saúde, surgido em 2005, tornou-se nadadora paralímpica. Ano passado, graças ao ouro e ao bronze no Mundial de Montreal, no Canadá, foi eleita pelo CPB como a melhor atleta paralímpica feminina do país (no masculino, o premiado foi Daniel Dias, também da natação). Susana é também campeã e recordista brasileira de 50m livre (37s34) 100m livre (1m21s34); 400m livre (5m47s78); 100m peito (1m41s51) e 200m medley (3m20s19). Atualmente, ela mora e treina em São Caetano-SP, onde o CPB montou um centro de treinamento de excelência para a seleção brasileira de natação.

Susana acertou com o Vasco no começo do ano passado, embora continue treinando no CT de São Caetano. De acordo com Lívia Prates, coordenadora paralímpica do clube carioca, este mantém, como esporte paralímpico, a natação, o vôlei sentado e o futebol de sete, sem nada cobrar dos atletas e iniciantes. O ano de competições dos nadadores paralímpicos está começando neste fim de semana. Começou nesta sexta-feira, dia 27, e vai até este domingo, dia 29, na Universidade Positivo, em Curitiba, a fase regional Rio/Sul do Circuito Brasil Paralímpico, que serve como seletiva para as etapas do Campeonato Nacional. O Vasco será representado por 11 atletas.



Fonte: O Globo Online