Vascaína fanática, Dulce fala sobre criação da equipe Vasmengo em Rondônia

Domingo, 22/03/2015 - 14:20
comentário(s)

Neste domingo, Vasco e Flamengo entram em campo para se enfrentar pela primeira vez em um jogo oficial neste ano. O confronto será no Rio de Janeiro, mas a muitos quilômetros de distância uma família estará dividida assistindo atentamente a ele. É a família de dona Dulce, que mora em Porto Velho, capital de Rondônia. Vascaína fanática, a senhora precisa aguentar o marido e o filho, flamenguistas. Ao seu lado, está apenas o genro. Mas essa divisão que aparenta ser uma fonte de provocações resultou em união. Motivados pelo amor aos seus times, a família decidiu formar uma nova equipe. Surgiu assim o Vasmengo.

A criação do time aconteceu há pouco mais de 18 anos, quando os peladeiros do bairro precisaram dar um nome à sua equipe para disputar torneios. Desde então, as conquistas dentro de campo são poucas, mas nada que abale a convicção de dona Dulce, uma figura que, além de fazer todo mundo rir com suas tiradas, acumula os cargos de presidente, técnica, lavadeira e psicóloga da equipe. O "Esporte Espetacular" esteve em Rondônia para contar essa história. Assista no vídeo acima.

O envolvimento de dona Dulce com o Vasmengo é surpreendente. Fora de campo, é uma senhora simpática, afável, sempre com um sorriso no rosto. É uma típica avó, que tem sempre os netos por perto. Mas em campo ela se transforma. O jeito simpático dá espaço a uma mulher durona e marrenta. O vocabulário também muda. Fica quase impublicável o que ela fala. Gritos com arbitragem, com os jogadores, com bandeirinhas. Sobra para todo mundo.

Por toda essa dedicação ao futebol, dona Dulce ganhou uma surpresa do GloboEsporte.com/ro. Juninho Pernambucano - que, assim como Zico, elogiou a iniciativa do Vasmengo - fez um vídeo e mandou uma dedicatória toda especial à matriarca do time, que se emocionou:

- Meu Deus! É muita emoção, gente. Obrigada, esse é um presente muito bom pra mim. É muito gratificante. Eu já sonhei com ele jogando no meu time e agora, com tudo isso, vejo que a minha luta não foi em vão. A gente luta porque gosta, eu amo de coração. Quero que Deus o proteja, dê saúde, o ilumine e proteja pelo resto da vida. Obrigada por ter mandado um abraço pra mim.

Assim como Vasco e Flamengo, que entram em campo neste domingo, o Vasmengo também fará um jogo difícil. Vale a permanência no Torneio de Inverno de Porto Velho. O campeonato é amador, mas a garra de dona Dulce, ela garante, é de profissional.

(Clique aqui e assista à reportagem.)



Fonte: GloboEsporte.com